Da Tribuna


04/06/2012 20:09 | Da Redação

Compartilhar:


Investimento na educação



Carlos Giannazi (PSOL) comentou dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) que mostram que, em 2010, pelo menos 52 municípios investiram menos do que 25% da arrecadação na área da educação. O parlamentar informou que as cidades não respeitam a Lei 11.738, que criou o piso salarial dos professores e a jornada de trabalho extraclasse. "São ataques sistemáticos à educação pública. Se queremos cidadãos preparados para a cidadania e trabalho não podemos permitir que isso aconteça com a educação", comentou. (IR)



Mesas nas calçadas



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre o Projeto de Lei 767/2011, de autoria do deputado Campos Machado (PTB). O parlamentar leu texto que recebeu do proprietário do Bar Brahma, Álvaro Aoas, sobre a matéria. O escrito diz ser exagerada a seguinte propositura. Segundo o documento, acabar com a cerveja nas calçadas não vai diminuir a violência. "Temos que fazer com que o cidadão se sinta dono da cidade. Vamos melhorar a educação para resolver o problema da violência e do transporte público, para que as pessoas não dirijam quando beberem". (IR)



Conscientização sobre drogas



Edson Ferrarini (PTB) esteve em Limeira a convite do pastor Milton Santos para levar informações sobre drogas aos jovens da cidade. "Ninguém mora no Estado. As pessoas moram nos bairros e municípios. A conscientização deve ser feita nesses locais", comentou. O deputado informou que a cidade tem apenas uma clínica de reabilitação e mais ou menos 15 estão para ser instaladas, mas, segundo ele, o prefeito precisa permitir que as obras sejam feitas. "A droga está em vários locais, você precisa ter a garantia que seu filho está preparado para dizer não", finalizou. (IR)



Denúncia



Jooji Hato (PMBD) falou sobre denúncia feita pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) que trata de possível extermínio de cães em Votuporanga. Segundo a informação, cães estão sendo submetidos a exames de leishmaniose e, mesmo com o resultado negativo, são eutanasiados. Segundo a autora da denúncia, em seus cães, o exame obrigatório obteve resultado positivo e o particular negativo. O parlamentar solicitou à prefeitura do município o envio de dados sobre a revelação. (IR)



Investimento na educação



Carlos Giannazi (PSOL) lamentou a proposta feita pelo governo federal de 7,5% do PIB para a educação. Informou que pelo menos dois Estados brasileiros não cumprem regra de investimento na educação, inclusive São Paulo. Carlos Giannazi informou que, no Estado, existem agravantes. "Existem muitas denúncias de corrupção e desvio de dinheiro da área da educação e itens não relacionados à manutenção do Ensino foram incluídos no orçamento", comentou. Carlos Giannazi considera necessário que haja a CPI da FDE para a investigação de desvio de dinheiro. (IR)



Farsa das sacolas plásticas



Nesta segunda-feira, dia 4/6, Olímpio Gomes (PDT) esteve presente na audiência pública promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plástico de Jundiaí (Sindiplástico). Os trabalhadores defendem a volta das sacolinhas plásticas gratuitas nos supermercados. Para Gomes, a proibição da distribuição gratuita das sacolas plásticas " ocorrida a partir do dia 25 de janeiro " é uma farsa que envolve a Associação Paulista dos Supermercados e Secretaria do Meio Ambiente. "Ninguém é contrário ao banimento das sacolas plásticas, mas a farsa se dá quando os supermercados cobram pelas sacolas ecológicas para ter lucro. Na verdade o consumidor paga pelas sacolas quando compra algum produto, pois R$0,19 é o valor que está incluso no produto, sem o qual os supermercados lucram". (GN)



Doação de sangue



Edson Ferrarini (PTB) falou sobre seu Projeto de Lei 36/2012, que assegura desconto de 50% em eventos culturais para doadores de sangue. Para Ferrarini, o PL irá contribuir e muito aos bancos de sangue, pois irá incentivar as pessoas a doarem. "Os bancos de sangue do Estado estão vazios", alertou o deputado, preocupado com o próximo feriadão. De acordo com o parlamentar, a Polícia Militar parou de trabalhar por um dia para doar sangue. O deputado pediu a toda a população a doar. (GN)



Álcool



"O álcool é a porta de entrada para as drogas", disse Jooji Hato (PMDB), referindo-se aos bares, que para ele são um mau caminho. Para o parlamentar, países estrangeiros dão o exemplo de que a legislação funciona. Lá é proibido beber na rua. Hato acha que São Paulo deve criar leis como as dos países do primeiro mundo. (GN)

alesp