Da Tribuna


05/06/2012 19:59 | Da Redação

Compartilhar:


Comemorações



Itamar Borges (PT) comentou as comemorações do Dia do Meio Ambiente, que aconteceram em 5/6. "Estive no Palácio dos Bandeirantes em um evento realizado para comemorar a data. Precisamos conscientizar a população de que é preciso atuar em defesa do meio ambiente", disse. O deputado parabenizou as cidades ganhadoras do prêmio Municípios que Fazem Render Mais. O resultado foi anunciado na segunda-feira, 4/6, em cerimônia promovida pelos realizadores da iniciativa: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com metodologia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). (DA)



Violência



Olimpio Gomes (PTD) falou a respeito de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e divulgada nesta terça-feira, 5/6. A pesquisa revela dados sobre a opinião da população em relação à punição de crimes, em resposta a uma das perguntas a maioria da população se posicionou favorável à pena de morte ou à prisão perpétua para estupradores. "Esses dados revelam que, por descrença na lei, a população começa a querer justiça de qualquer forma, mesmo que para isso sejam desrespeitados os direitos dos cidadãos. É preocupante", disse. Segundo o parlamentar, os resultados dessa pesquisa precisam servir de alerta para as autoridades. (DA)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) analisou a atual situação da educação no Estado. Para o deputado, há problemas, pois existem municípios que não investem em educação o valor mínimo estabelecido por lei. O parlamentar afirmou, também, que a jornada do piso não é respeitada e não há um plano de carreira para os professores da rede pública estadual. "É preciso estabelecer um plano de diretrizes, metas e objetivos para a educação. Hoje, as escolas de tempo integral são verdadeiros depósitos de crianças, sem estrutura e condições para funcionar", disse. (DA)



Saúde



Marcos Martins (PT) informou que há problemas na Associação Hospitalar de Bauru. Segundo o deputado, as informações que recebeu dizem que o hospital tem as portas fechadas, atende com discriminação e escolhe os procedimentos cirúrgicos que devem ter preferência. O parlamentar fez referência à situação do Hospital Guilherme Álvaro de Santos, que teve a UTI pediátrica por quase um ano fechada e ao Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes, que foi acusado de lesionar a rede pública em cerca de R$ 20 milhões. (IR)



Acorrentado



Jooji Hato (PMDB) falou sobre caso que acontece na cidade de Lins. Segundo o deputado, um homem, dependente de álcool, é acorrentado por seus familiares para não recorrer ao vício. Jooji Hato informou que isso acontece por falta de estrutura para esse tipo de tratamento no município. O parlamentar afirmou que a justiça determinou a internação do paciente, mas não existem vagas para ele. "Será que os que defendem a liberação do uso da maconha não enxergam esse tipo de caso?", questionou. (IR)



Dia do Meio Ambiente



Donisete Braga (PT) falou sobre o Dia Mundial do Meio ambiente. O parlamentar, que alegou que sempre se preocupou com a sustentabilidade em seu mandato, informou que, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o desmatamento da Amazônia é o menor em 23 anos. "A presidente Dilma não tem priorizado somente as políticas de investimento", comentou. O deputado falou do projeto Rio + 20, onde serão debatidas ideias para as políticas das próximas gerações em relação ao meio ambiente. (IR)



Recursos para os municípios



Sebastião Santos (PRB) esteve ontem no Palácio dos Bandeirantes na cerimônia de assinatura de convênios para inves­timentos nos municípios nas pastas de planejamento e desenvolvimento regional. Segundo ele, condomínios de São José do Rio Preto receberão pavimentação com custo zero. Sebastião Santos falou sobre a questão de regularização fundiária na região. O parlamentar citou indicações de sua autoria para alguns loteamentos do município. Ele ainda fez apelo para o tombamento da cachoeira do Talhadão. (IR)



Saúde e Crack



Telma de Souza (PT) apoiou a fala do deputado Donisete Braga (PT). A parlamentar comentou o discurso do deputado Marcos Martins (PT). "Estávamos na Comissão de Saúde e ouvi de uma médica sobre a condição do hospital de Bauru. É realmente lamentável", disse. Telma de Souza abordou o problema do uso do crack. Para ela, a droga é a ponta do iceberg em relação às outras. A deputada considera todos os programas de combate ao crack superficiais. "A operação da cracolândia não trouxe nenhum benefício. Eles (os usuários) precisam de acolhimento e informação. É difícil, mas não impossível", finalizou. (IR)



Direitos dos animais



Jooji Hato (PMDB) falou a respeito dos maus-tratos contra os animais silvestres e domésticos. O deputado citou casos de violência e comentou que é preciso ensinar os seres humanos a amarem os animais e pararem de cometer maldades. O deputado falou de uma passeata que ocorreu na cidade de Lençóis Paulista e reuniu quase 500 pessoas que pediam punição para quem pratica crueldade contra os animais. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 1.207/2011, de sua autoria, que cria a Delegacia Especial de Proteção Contra Crimes e Maus Tratos a Animais. (DA)



Ações do governo



Luiz Cláudio Marcolino (PT) informou que a cidade de Assis contará com um polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). "Esse polo servirá para formar bons profissionais e trará mais desenvolvimento para a região", disse. O parlamentar afirmou que o governo federal está investindo na implantação e aperfeiçoamento de institutos tecnológicos em todo o país. O deputado comentou, também, a assinatura de empenho feita pelo governo federal para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o país. "O governo federal mostra com essas medidas anunciadas preocupação com a educação e saúde", disse. (DA)

alesp