Opinião - Os limites do planeta


06/06/2012 13:14 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


A Semana do Meio Ambiente neste ano ocorre em meio à discussão de temas importantes, como a polêmica do Código Florestal e a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20, que acontece, no Brasil, de 13 a 22 de junho. Com uma abrangência menor, mas tão fundamentais como os debates mundiais, são as ações propostas e realizadas em cada comunidade, escola ou cidade, que alertam sobre os cuidados que cada um deve ter com a preservação do meio ambiente em nosso dia a dia, seja no plantio de uma muda de árvore, na reciclagem de materiais, na economia de água e energia. Todos podemos cooperar, de forma simples, com o futuro do planeta e, da mesma forma, empresas podem estabelecer programas para uma gestão sustentável, sem que o desenvolvimento desrespeite o meio ambiente.

Pelo menos até o final de junho os holofotes mundiais estarão voltados para o Rio de Janeiro - e as discussões sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A expectativa dos "verdes" em relação a essa Conferência é a de que ela seja início de uma nova fase, em que o conceito de governança se torne global, e a Rio+20 cumpra o que está sendo proposto, que é desbloquear os grandes obstáculos a uma economia sustentável, buscando a integração dos três pilares: o ambiental, o econômico e o social.

O evento marca o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Dirigentes do Partido Verde têm-se reunido, para trocar ideias a respeito do que esperam e do que levarão à Conferência, de forma a enriquecer a discussão sobre economia verde, redução da pobreza e envolvimento social, os três principais pilares da Rio+20. Um documento foi elaborado e será levado ao evento, abordando questões essenciais a serem discutidas.

Em um dos encontros promovidos pelo PV, o ex-deputado federal - e consultor na área de meio ambiente -, Fábio Feldman, falou de forma pertinente sobre os temas da Conferência, que reproduzo, para podermos refletir a respeito: "Às vezes, quando se fala sobre pobreza, fome e desigualdade social, há um certo constrangimento em discutir-se as questões ambientais, como se elas fossem menos importantes. Mas é imprescindível saber que o crescimento econômico do Brasil é, de certa forma, limitado pelos desafios ambientais. Dar igualdade e oportunidade a todos não significa comprometer o planeta às presentes e futuras gerações".

Que a Rio+20 possa apresentar grandes avanços, com o comprometimento das nações, em benefício de toda a humanidade.



*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp