Da Tribuna


06/06/2012 17:50 | Da Redação

Compartilhar:


Saúde



Welson Gasparini (PSDB) comentou a inauguração da primeira UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Ribeirão Preto, que ocorreu no domingo, 3/6. A unidade recebeu o nome de "Dr. Luís Atílio Losi Viana" e tem capacidade para atender uma região de abrangência de 300 mil pessoas. "Luís Atílio foi um importante médico da região de Ribeirão Preto. Além de excelente profissional, ele acompanhava com carinho e atenção todos os pacientes", disse. Segundo o parlamentar, a unidade irá atender 600 pessoas por dia. (DA)



Promoção



Olimpio Gomes (PDT) afirmou que há expectativa de que o governo envie para a Casa um projeto de lei referente à promoção ao posto imediato dos policiais militares. Segundo o parlamentar, em outubro de 2011, foram entregues pacotes de projetos de lei ao governo do Estado e a promoção foi reconhecida, mas não contemplou 1.072 policiais que estavam inativos no período de 1991 a 2011. "Precisamos reparar essa injustiça e estabelecer o posto imediato para esses policiais", disse. O deputado finalizou lembrando o fato de que o projeto precisa ser elaborado pelo governo, uma vez que ele diz respeito à carreira dos policiais. (DA)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) informou ter recebido de alunos a informação de que a Tropa de Choque da Polícia Militar estava presente no campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, para executar a reintegração de posse do terreno que foi ocupado por alunos e docentes em greve. "O que vivemos nesse momento é uma crise nas universidade federais do país. Os estudantes são tratados como criminosos e isso não pode acontecer", disse. O parlamentar reivindicou que 10% do PIB sejam investidos em educação. (DA)



Drogas



Orlando Bolçone (PSB) comentou a participação no 1° Seminário de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas, realizado na Câmara Municipal de São José do Rio Preto e promovido pela Frente de Enfrentamento ao Crack da Assembleia. O objetivo foi discutir a situação do crack no Estado, apresentando medidas de combate à droga. Segundo o parlamentar, o maior desafio do país na área de saúde pública está relacionado às drogas e por isso esses eventos que objetivam debater a questão são importantes. "O evento serviu, também, para a Frente mostrar os trabalhos que está realizando", disse. (DA)



Animais



Jooji Hato (PMDB) informou que o cachorro da raça maltês Lucky Diamond, conhecido por tirar fotos com celebridades, morreu por complicações de câncer no baço. "Ele e sua dona participavam de campanhas da importância da adoção", comentou. O parlamentar citou a manifestação que aconteceu em Lençóis Paulista pedindo a punição para quem pratica maus-tratos aos animais. Jooji Hato falou ainda de caso em Votuporanga, ontem há suspeita de extermínio de cães. "Nosso objetivo é fazer com que as pessoas respeitem a vida. Quem maltrata um animal certamente tem coragem de maltratar um ser humano", comentou. (DA)



Eternit



Marcos Martins (PT) leu documento de petição à ONU e à presidenta Dilma Rousseff para declarar Stepan Schmidheiny, ex-dono da Eternit, persona non grata na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O documento afirma que Stephan é um criminoso condenado por causar desastre ambiental e, por isso, deve ser proibido de participar do evento. "Schmidheiny é ex-proprietário do grupo Eternit, produtor de cimento-amianto." Para o parlamentar, não se pode perder de vista os danos que o amianto já causou. "Não gostaríamos de receber um criminoso aqui em nosso país posando de defensor do meio ambiente", comentou. (IR)



Voto aberto



Olimpio Gomes (PDT) comentou notícia que revela a intenção do presidente do Senado, José Sarney, de colocar em pauta emenda para acabar com os votos secretos. O parlamentar informou que uma pesquisa indica que a maioria dos partidos quer votar a matéria. "É fundamental para acabar com o corporativismo. É preciso acabar com a palhaçada do voto secreto", disse. Para Olimpio Gomes, aquele que se candidata a ser representante do povo não deve esconder seu voto. "Todos os votos têm de ser abertos", finalizou. (IR)



Reivindicações



Luiz Carlos Gondim (PPS) participou de reunião no Hospital Darcy Vargas, onde médicos estão em greve. O parlamentar informou que o atendimento do hospital é bom, mas que o grande problema são os baixos salários. "Faço apelo para que o governo atenda aos pedidos dos profissionais". Luiz Carlos Gondim revelou que o salário do chefe de Departamento de Oncologista é de R$ 2.400. "É necessário melhorar o salário de todos os funcionários, médicos, enfermeiros etc.". O deputado citou ainda, alguns pedidos dos médicos, dentre eles a compra e manutenção de equipamentos básicos para o funcionamento do hospital. (IR)

alesp