Aprovado projeto que combate obesidade infantil em escola pública


13/06/2012 10:49 | Da assessoria do deputado Baleia Rossi

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira, 29/5, o Projeto de Lei 369/2011, de Baleia Rossi, presidente do PMDB de São Paulo, que tem como foco o combate à obesidade infantil nas escolas da rede pública de ensino.

O tema tem gerado grandes debates e teorias. Com seu projeto aprovado, Baleia Rossi avalia que agora há uma ação prática para ajudar na solução do problema. "Agradeço meus colegas deputados pela aprovação do projeto. Estamos trabalhando para enfrentar uma questão de saúde pública", comentou Baleia Rossi.

Baleia Rossi ainda destacou que segundo especialistas, a obesidade infantil tornou-se uma doença que se não for combatida preventivamente, torna-se grave na fase adulta, provoca mortes prematuras.

Pelo projeto de Balei Rossi, cabe ao Estado disponibilizar nutricionistas para elaborar programas nutricionais nas escolas públicas a fim de prevenir e combater a obesidade infantil e médicos pediatras para avaliar a eficiência deste programa.

"Meu objetivo com esta iniciativa é melhorar a qualidade de vida e a auto-estima de milhões de crianças. No futuro evitaremos uma imensa quantidade de mortes prematuras", comenta o deputado. Ele lembrou que estudos apontam que, entre as consequências mais danosas para as crianças que sofrem deste mal, está o surgimento de diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp