Audiência pública vai debater índice de desempenho do SUS


14/06/2012 19:01 | Assessoria da Presidência

Compartilhar:


Com a presença confirmada do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acontece amanhã, sexta-feira (15), às 15h, Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo com o objetivo de debater a Adoção do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSus) e de incentivos atrelados a indicadores para fortalecimento do SUS. O encontro será realizado no Auditório Franco Montoro e contará também com as presenças do presidente Barros Munhoz; do Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e dos presidentes das Coordenadores das Frentes Parlamentares de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas; das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos; e da Saúde.

Com 24 indicadores diferentes, o índice IDSus foi criado pelo Ministério da Saúde para avaliar a qualidade do serviço oferecido na rede pública de saúde do país, desde o atendimento básico, especializado, ambulatorial e hospitalar, além dos serviços de urgência e emergência. Trata-se de um importante subsídio para a formulação e execução de políticas públicas de saúde, tendo em vista que servirá para subsidiar gestores municipais, estaduais e federais a fortalecerem seus sistemas e melhorarem a qualidade da atenção à saúde dos brasileiros.

O levantamento de dados para divulgação do IDSus será realizado a cada três anos e de acordo com o Decreto Presidencial 7.508 os municípios que investirem mais na saúde básica, buscando melhorias nos seus indicadores, serão valorizados com maior repasse de recursos. O site do Ministério (www.saude.gov.br/idsus) já disponibilizou os primeiros resultados.

alesp