Ajuda aos produtores de laranja do Estado


14/06/2012 17:48 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Preocupado com a situação dos produtores de laranja em todo Estado, o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) encaminhou uma indicação ao governador Geraldo Alckmin para que tome medidas necessárias para incentivar o consumo interno da laranja, estimulando a absorção pelo Poder Público Estadual de cerca de 80 milhões de caixas desta fruta produzidas pelos citricultores paulistas e tornar a laranja como item obrigatório na merenda escolar.

O parlamentar paulista encaminhou uma moção à presidente Dilma Rousseff pedindo ao Ministério da Agricultura medidas urgente para ajudar os produtores, que estão enfrentando dificuldades na venda da fruta devido a valor baixo no mercado. No documento, o deputado Gondim informou que o setor de citricultura vive hoje grave crise em toda sua cadeia produtiva. Como maior produtor nacional do produto, o Estado de São Paulo precisa colocar em prática medidas que venham a amenizar os grandes prejuízos dos citricultores paulistas.

"O preço pago atualmente pela caixa de laranja pelas fabricantes de suco paulistaz não cobre nem um terço dos custos dos produtores deste fruto", reforçou. De acordo com o parlamentar, às vésperas do início do processamento da laranja colhida em São Paulo na temporada 2012/13 pelas grandes indústrias de suco, o cenário para a cadeia produtiva se deteriora a cada dia, com os preços internacionais da commodity em baixa.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp