" />" /> Opinião - Rio+20 e o desafio do desenvolvimento sustentável

Opinião - Rio+20 e o desafio do desenvolvimento sustentável

"É inconcebível um projeto de governo que exclua o crescimento sustentável em toda conjuntura"
14/06/2012 18:34 | Dilmo dos Santos*

Compartilhar:


Um desafio se impõe a todos nós. Isso mesmo, a todos nós! Abandonar uma cultura imediatista, com hábitos destrutivos, para promover o crescimento sustentável a fim de beneficiar muito mais as futuras gerações do que a atual. Ou seja, precisamos deixar o imediatismo, agir e pensar mais no que virá, no futuro, a partir de atitudes responsáveis tomadas hoje, no presente.

Não é fácil. Haja vista que os governantes não chegam a um consenso sobre o assunto, que tem sido discutido há décadas e aqui no Brasil, encabeçado pelas Nações Unidas, há mais de 20 anos, na Eco 92.

Quem não quer crescer? Que país não deseja a prosperidade? Todos desejam, é claro. Mas a que preço esse crescimento e prosperidade estão acontecendo? Precisamos pensar em como conquistar essa evolução mantendo a sobrevivência das espécies " incluindo a humana.

É evidente que este imenso desafio que se impõe agora depende de um esforço conjunto, e de inúmeros encontros, debates e seminários, os quais têm sido promovidos ao redor do mundo para que as autoridades e a sociedade, de modo geral, se debrucem sobre o inescapável assunto que diz respeito a todos nós. Isso mesmo, a todos nós!

Dentro deste interesse, nosso país sedia um grande encontro para o crescimento sustentável, a Rio + 20. A conferência, que começou dia 13/6 em terras cariocas, deve receber dirigentes de 200 nações. Todos imbuídos da mesma responsabilidade: buscar o crescimento sustentável, ou seja, continuar avançando em todas as atividades humanas sem prejuízo para o meio ambiente e, consequentemente, para a vida.

Cada vez mais a expressão crescimento sustentável vem ganhando importância e não se pode prescindir dela. Não dá para não crescer e não dá para não preservar as riquezas naturais e o meio ambiente como um todo.

As empresas pensam e investem no crescimento sustentável. Os governos propõem alternativas para o crescimento sustentável. A sociedade começa a se engajar em ações para o crescimento sustentável. As instituições debatem soluções para o crescimento sustentável. O crescimento sustentável é uma prioridade para nossa geração e precisa constar em nossos discursos e atitudes. Aliás, as repetições que faço da expressão crescimento sustentável são propositais, para que ela seja incutida em nossa fala, em todo o tempo. E registrada pelo nosso cérebro. E incorporada às nossas atividades cotidianas.

Penso que o crescimento sustentável está nas mãos de todos, mas os governantes e legisladores têm de estar engajados e alinhados a este conceito de forma efetiva. É inconcebível um projeto de governo que exclua o crescimento sustentável em toda conjuntura.

O crescimento sustentável está na minha, na sua, na nossa mão... Isto mesmo, diz respeito e compete a todos nós!



*Dilmo dos Santos é deputado estadual pelo PV.

alesp