Projeto de lei que pede inclusão da laranja in natura na merenda escolar


18/06/2012 11:24 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Preocupado com a situação dos produtores de laranja em todo Estado, o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) encaminhou uma indicação ao governador Geraldo Alckmin para que tome medidas necessárias para incentivar o consumo interno da laranja, estimulando a absorção pelo poder público estadual de cerca de 80 milhões de caixas desta fruta produzidas pelos citricultores paulistas, e tornar a laranja como item obrigatório na merenda escolar.

O parlamentar paulista encaminhou uma moção à presidente Dilma Rousseff pedindo ao Ministério da Agricultura medidas urgente para ajudar os produtores, que estão enfrentando dificuldades na venda da fruta devido a valor baixo no mercado. Além disso, o parlamentar mogiano apresentou um projeto de lei que pede a inclusão da laranja in natura na merenda escolar.

No documento, Gondim informou que o setor de citricultura vive hoje grave crise em toda sua cadeia produtiva. Como maior produtor nacional do produto, o Estado de São Paulo precisa colocar em prática medidas que venham a amenizar os grandes prejuízos dos citricultores paulistas.

"O preço pago atualmente pela caixa de laranja pelas quatro fabricantes de suco instaladas no território paulista não cobre nem um terço dos custos dos produtores desse fruto, que chegam a R$ 7,00 a caixa", reforçou.

Na tribuna do Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, Gondim falou da importância de ajudar os citricultores: "O tempo para salvar a citricultura paulista e brasileira vem se exaurindo rapidamente. Medidas urgentes precisam ser adotadas o mais rápido possível".



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp