Da Tribuna


19/06/2012 17:21 | Da redação

Compartilhar:


Sem proposta concreta



Olímpio Gomes (PDT) anunciou que o seu partido firmou aliança com o Partido dos Trabalhadores e com o Partido Democrático Trabalhista para o lançamento dos candidatos Alexandre Peres (PT) como prefeito e Eduardo Tonin (PDT) como vice-prefeito para a cidade de Indaiatuba. "Desejo toda a felicidade e que essa parceria prospere", disse. O deputado criticou a reunião da comissão parlamentar mista criada com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de investigador e de escrivão de Polícia realizada na terça-feira, 19/6. "A reunião só serviu para lamentar o fato de que ainda não recebemos nenhuma proposta concreta do governo", finalizou. (DA)



Momento histórico



"Parabéns, foi um momento histórico para a Casa. O ministro anunciou investimentos na área de saúde em todo Estado", comentou Itamar Borges (PMDB) a respeito da vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira, 15/6, à Assembleia. O parlamentar comentou dois eventos realizados nesta segunda-feira, 18/6, reunião realizada com os deputados da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sescon-SP) e , também, uma audiência pública, realizada na Casa, para debater alteração na lei dos resíduos sólidos. O deputado finalizou informando que irá ao Rio de Janeiro, na quinta-feira, 19/6, para participar da RIO+20. (DA)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) discorreu sobre o PL 517/2007, de sua autoria, que estabelece critérios e número máximo de alunos por classe nas escolas estaduais. O deputado informou que o projeto já foi aprovado nas comissões e aguarda votação pelo Plenário. "Faço um apelo para que os deputados aprovem o projeto. A superlotação atrapalha o trabalho pedagógico e a limitação do número de alunos nas salas é uma necessidade não apenas estadual, mas nacional", afirmou. O parlamentar comentou problemas relacionados à educação no Estado e afirmou que é preciso haver investimento na estruturação do ensino e o estabelecimento de um plano de carreira. (DA)



Bancos



Marcos Martins (PT) comentou visita à Assembleia feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira, 15/6, que anunciou investimentos na área de saúde em todo Estado. O parlamentar afirmou que apoia a greve dos funcionários do banco HSBC em protesto contra as demissões realizadas pela empresa. "É lamentável que um banco mundial esteja promovendo demissões em toda a América Latina prejudicando os trabalhadores", disse. O parlamentar pediu que o veto ao Projeto de Lei 1.281/07, de sua autoria, que prevê a obrigatoriedade da instalação das portas giratórias, com detector de metais, nas agências bancárias do Estado de São Paulo, seja rejeitado pelo Plenário. (DA)



104 anos da imigração japonesa



Jooji Hato (PMDB) relembrou sessão solene ocorrida nesta segunda-feira, 18/6, na Assembleia Legislativa, em que foi homenageada a colônia japonesa hoje fixada em nosso país, e a passagem dos 104 anos da imigração japonesa no Brasil. Citou os milhares de japoneses que vieram para o Brasil com o objetivo de progredir e, depois, voltar à terra natal, mas que tinham como objetivo, também, ajudar no desenvolvimento de uma nação que tão bem os recebera. Foi, segundo o parlamentar, uma homenagem prestada a quem muito ajudou o país, ensinando seu povo a ser honesto, trabalhador, digno e corajoso. A seguir, agradeceu a todos os que contribuíram para que a sessão se realizasse, incluindo sua assessoria, funcionários da Casa, parlamentares, autoridades, e ao público presente. (WP)



Mobilidade urbana



Donisete Braga (PT) fez menção a debate realizado nesta segunda-feira, 18/6, por iniciativa do Partido dos Trabalhadores, como parte de um ciclo de debates sobre mobilidade urbana, tema que, segundo ele, será muito cobrado dos candidatos pela população, principalmente no Estado de São Paulo. Disse que além de discussões sobre transporte, precisamos, com insistência, debater temas como a mobilidade urbana. Citou promessas feitas ao ABC, tanto por José Serra, em 2009, como por Geraldo Alckmin, de implementação do Expresso do ABC. Falta ao Estado, segundo ele, planejamento para investir em transporte de massa: a região metropolitana carece de Bilhete Único, de novas linhas da CPTM e assim por diante. (WP)



Habitação



Luiz Claudio Marcolino (PT) considerou que o Estado trata com descaso a questão habitacional, referindo-se especialmente à disparidade entre as unidades previstas no Plano Plurianual do Estado, de 150 mil novas casas até 2015, e da previsão, feita pelo governo federal, de 120 mil novas moradias para o Estado, no programa Minha Casa, Minha Vida II. De acordo com suas palavras, continuaremos tendo um grande déficit habitacional em São Paulo. Falou ainda sobre o projeto dos mananciais da Billings/Guarapiranga que, embora já tenha desapropriado a área necessária à construção de duas mil novas unidades, não garante o reassentamento às famílias.(WP)



Menores nas ruas



Olímpio Gomes (PDT) lembrou a história de Gabriel, garoto encontrado nas ruas de São Paulo pela funcionária da TV Alesp, Ana Kaline, que a teria postado em conhecida rede de relacionamentos. "Gabriel, como tantas crianças da capital " e do país -, tenta conseguir algum tipo de auxílio " financeiro ou emocional " nas ruas do centro de São Paulo". Ana teria encontrado o menor nas ruas de São Paulo e, depois de ouvir dele a palavra "obrigado" em 20 idiomas, comprado uma cartela de adesivos. Com base na relato da funcionária, o deputado lembrou a existência nas ruas de "outros tantos gabrieis" . O deputado discorreu ainda sobre a bitributação a que estão sujeitos os paulistas " e os brasileiros -, que em seus impostos pagam por Educação e Saúde, e depois são obrigados a arcar com escolas particulares e consultas médicas. (WP)



Pontos estratégicos



Jooji Hato (PMDB) acredita que se os problemas do tráfico e do consumo de drogas, do abuso do álcool e das armas forem controlados, não haverá tantos gastos com saúde pública. O parlamentar informou que esteve com o governador Geraldo Alckmin, na segunda-feira, 18/6, no Palácio dos Bandeirantes e que, no encontro, propôs para que sejam feitas mais blitzes de desarmamento em pontos estratégicos do Estado. Segundo o parlamentar, o governador providenciou o pedido no mesmo momento. "Geraldo Alckmin está de parabéns. Saí com muita esperança de lá". (IR)

alesp