Deputado debate rótulo ecológico na Rio +20


27/06/2012 16:55 | Da assessoria do deputado Betro Tricoli

Compartilhar:


O deputado Beto Trícoli (PV) acompanhou a apresentação do projeto de Rótulo Ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O debate aconteceu no pavilhão Brasil, na Rio +20 " Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, na segunda-feira, 17/6.

Beto Trícoli e a deputada Célia Leão (PSDB) são autores do projeto de lei (1094/2011) que propõe que embalagens dos produtos comercializados no Estado de São Paulo contenham indicação de locais para o correto descarte das próprias embalagens e dos produtos. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e já passou, inclusive, por debate com representantes da sociedade civil e iniciativa privada.

Na apresentação, Guy Ladvocat, da ABNT, falou que o projeto sobre Rótulo Ecológico ABNT envolve setores como indústria moveleira, construção civil, pneus, etc. Cerca de 70 produtos já receberam certificação da ABNT.

Na palestra, o deputado Beto Trícoli apresentou o projeto de lei de Rótulo de Descarte Padrão. Destacou ainda a tramitação da iniciativa na Assembleia Legislativa e ressaltou que um debate entre representantes do setor, realizado na semana passada, apontou a necessidade de interlocução com a ABNT.

Ladvocat apontou que a ABNT está à disposição da Assembleia Legislativa para discussões e contribuições no projeto. "Esta iniciativa da Assembleia Legislativa de São Paulo é importante. A ABNT pode auxiliar, participar dos debates e ver o que é mais importante para o Estado de São Paulo em relação a esta proposta", comentou.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp