Opinião - União de pais e professores por uma educação melhor


02/07/2012 13:02 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Não é segredo para ninguém a existência de uma crise muito séria na área da educação em nosso país. Professores desanimados, alunos indisciplinados, agressivos e, principalmente, a constatação final: os estudantes recebem certificados de formados, mas apresentam uma avaliação ridícula de aproveitamento. Essa situação, lamentavelmente, é regra geral em todos os níveis de ensino, do fundamental ao universitário, com consequências gravíssimas para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.

Logicamente, vários fatores colocam a educação brasileira nessa situação. Mas é urgente ocorrer uma reação buscando mudar ese quadro e fazer do ensino um sucesso apto a garantir o futuro de nossa gente e colocar o Brasil no quadro dos países com ótimos índices de desenvolvimento.

Ainda agora a imprensa divulga pesquisa buscando diagnosticar o porquê desse triste quadro educacional. Algumas ações, entendo, podem e devem ser tomadas com urgência, começando pela valorização dos professores. É preciso uma política salarial capaz de despertar vocações e reconhecer a importância de quem atualmente exerce o magistério.

Tenho condições morais, por sinal, para preconizar a valorização do magistério porque, enquanto prefeito de Ribeirão Preto, sempre soube valorizar esse profissional tão importante na formação dos seus alunos: tanto é verdade que o professor da prefeitura de Ribeirão Preto é melhor remunerado do que o professor do Estado ou das próprias escolas particulares. Fiz da valorização do professor uma meta sempre presente nas minhas quatro administrações como prefeito daquela cidade.

As pesquisas, por outro lado, revelam um dado inquietante: as famílias não estão cumprindo a parte que lhes toca no acompanhamento da vida escolar dos filhos. Para muitos pais, a obrigação de educar é dos professores. E muitos professores " alguns deles desmotivados em função das baixas remunerações " pensam que a obrigação maior é dos pais quando, logicamente, a responsabilidade é tanto dos pais quanto dos professores.

O ideal, penso, seria fortalecer a união da família com a escola usando como instrumento a realização frequente de reuniões de pais e mestres.

Nessas reuniões, através de uma boa preparação dos assuntos a serem tratados e de um diálogo construtivo, poderíamos integrar as famílias às escolas com grande aproveitamento para os alunos.

Não é possível os pais ficarem comentando e reclamando, o mesmo fazendo os professores, enquanto os alunos continuam vivendo uma triste realidade e levando o país a uma situação humilhante perante as demais nações.

É preciso reagir. E a melhor maneira de expressar essa reação, conforme afirmei em recente pronunciamento na tribuna da Assembleia, é unir professores e pais na busca de dias melhores para a educação brasileira.



*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp