Opinião - Voto e democracia no Brasil


05/07/2012 17:40 | Marcos Martins*

Compartilhar:


Depois de anos de escuridão nos calabouços da Ditadura, o Brasil reconquistou a democracia em 1988, e goza de seus benefícios desde então. É claro, não diferente de qualquer outro regime político, a democracia tem seus defeitos e distorções. Mas as qualidades se sobrepõem e todos os dias procuramos lapidar esta herança grega que rege a vida dos brasileiros nos dias atuais.

Uma destas virtudes da democracia é o voto, que no caso do Brasil, só passou a se estender a todos com a Constituição de 1988. Com ele, o povo não só pode escolher seus representantes, que devem ser sua voz e vontade nas instituições políticas e administrativas, como também pode expressar seu sentimento sobre o presente e o futuro que almejam para si e para a sociedade.

Nestes mais de 20 anos, o povo brasileiro aprendeu a usar esta ferramenta e sabe da importância de ir às urnas manifestar seu desejo ou protesto. Em 2012, a população certamente fará um bom uso do voto para escolher e colher dos benefícios que só a democracia pode prover.

Sempre lutei para que a democracia fosse plena. Hoje luto para que ela seja preservada e aperfeiçoada. Ao escolher o seu prefeito e seu vereador, o povo mais uma vez corroborará essa luta.

*Marcos Martins é deputado estadual pelo PT e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

"Uma destas virtudes da democracia é o voto, que no caso do Brasil só passou a se estender a todos com a Constituição de 1988"

alesp