Opinião - Sanatório Espírita Vicente de Paulo

"São Vicente de Paulo foi um pai dos pobres e um reformador do clero"
19/07/2012 15:24 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Comecei o último domingo, dia 15/7, acompanhado do deputado federal Duarte Nogueira e do meu filho Maurício Gasparini, participando do café da manhã comemorativo do 56º aniversário do Sanatório Espírita Vicente de Paulo de Ribeirão Preto, uma instituição filantrópica destinada à prática da caridade cristã no campo da assistência aos doentes mentais em geral, dentro dos preceitos da ciência médica e da doutrina espírita codificada por Allan Kardec.Já são 56 anos de muita luta empreendida por uma vasta equipe de colaboradores " atualmente liderada pelo presidente Luiz Antônio Caixe e sua diretoria " nos serviços de manutenção, administração e suporte às atividades da área médica para o atendimento aos moradores e usuários.

Nesse trabalho estão envolvidas dezenas de pessoas, não se levando em conta ainda atividades compartilhadas com terceiros em parcerias, treinamentos e estágios além, é claro, do corpo de voluntários que se disponibiliza, nos diversos setores, de acordo com as suas possibilidades e com as necessidades, sempre com muita vontade de servir.

A partir de 1996, o sanatório ampliou o seu raio de atuação quando, em convênio com a Prefeitura de Ribeirão Preto, nele foi implantado o Núcleo de Atendimento Psicossocial para Farmacodependentes, serviço oferecido gratuitamente para atender e tratar pessoas que fazem uso e abuso de álcool e drogas. Já em 2003, com a desativação do hospital psiquiátrico, em face da política adotada pelo Estado para a saúde mental, foram construídas sete moradias onde estão alojadas, atualmente, 38 pessoas egressas do próprio sanatório ou do Hospital Santa Tereza. Essas pessoas são medicadas, alimentadas e atendidas com o indispensável calor humano.

O sanatório é fiel ao exemplo de seu patrono: São Vicente de Paulo nasceu em uma terça-feira de Páscoa, em 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da França, e desde cedo destacou-se pela notável inteligência e devoção. Foi ordenado sacerdote, aos 19 anos, em 23 de setembro de 1600. Ele criou a Confraria do Rosário e todos os dias visitava os doentes. Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres, criou muitas obras de caridade. São Vicente de Paulo foi um pai dos pobres e um reformador do clero. Basta dizer que as Conferências Vicentinas, fundadas por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros, em 23 de abril de 1833, foram inspiradas por ele. Espalhadas no mundo inteiro, vivem permanentemente de seus exemplos e ensinamentos.

Assim, hoje como há 56 anos, a memória de São Vicente de Paulo é vivenciada nas práticas desse sanatório fundado pela comunidade espírita de Ribeirão Preto mas totalmente aberto aos necessitados de todos os cleros....



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp