Nova norma visa combater obesidade infantil nas escolas públicas


25/07/2012 15:16 | Da assessoria do deputado Baleia Rossi

Compartilhar:


Geraldo Alckmin sancionou o projeto de Baleia Rossi (PMDB) que cria programa nutricional nas escolas públicas do Estado, transformando-o na Lei 14.830/2012.

A iniciativa de Baleia Rossi, em síntese, visa combater o grave problema da obesidade infantil. "Estou feliz pelo fato de o projeto, depois de aprovado por meus pares, haver-se transformado em lei. Demos um grande passo no enfrentamento a uma questão de saúde pública", avaliou o parlamentar.

Ao apresentar o Projeto de Lei 369/2011 afirmou sempre haver discutido a questão da obesidade infantil, e que pouco se fazia, na prática, para solucionar o problema, que atinge milhares de crianças. "Agora teremos medidas concretas", comentou, lembrando que os especialistas sempre advertem no sentido de que a obesidade infantil é uma doença que, se não for combatida preventivamente, pode tornar-se grave na fase adulta, podendo provocar mortes prematuras.

Graças à iniciativa de Rossi caberá ao Estado disponibilizar profissionais para a elaboração de programas nutricionais nas escolas públicas, bem como para avaliar sua eficiência.

Baleia Rossi lembrou que estudos demonstram que entre as consequências mais danosas às crianças que sofrem com a obesidade infantil está o surgimento de diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial e incidência de alguns tipos de carcinoma, além do aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos. "É mais um trabalho de grande alcance social. Trabalhamos para propiciar mais saúde e qualidade de vida às crianças", comentou.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp