Seminário anual na Assembleia Legislativa sobre área esportiva

Evento deve acontecer anualmente, próximo ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril
30/07/2012 18:06 | Da Redação

Compartilhar:


O Projeto de Resolução 33/2011, de autoria do deputado Enio Tatto (PT) oficializa, no âmbito da Assembléia Legislativa, o seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, que deve acontecer todos os anos em data próxima ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7/4. O primeiro seminário realizado após a aprovação do PR, que virou a Resolução 88/2012, aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril e contou com as participações de associações, gestores, estudantes e esportistas em geral.

O propósito do seminário, que já está em sua quinta edição, é motivar secretarias municipais, professores de educação física e esportistas a se inteirarem do Estado da arte no assunto. O processo facilita a organização da administração esportiva, além de direcionar a população à prática esportiva, conscientizando-a de que a prática esportiva contribui para a melhora de sua qualidade de vida, possibilitando a manutenção da saúde e o aumento da longevidade. Segundo um relatório da ONU, para cada dólar investido no esporte são economizados 2,5 dólares em saúde.

Pelo projeto, o seminário terá como público alvo os secretários municipais de Esporte, professores e alunos de Educação Física, agentes de saúde, líderes comunitários e esportistas em geral. As conferências devem acontecer em quatro dias consecutivos abordando, em casa dia, a Atividade Física e Esportiva e Saúde; Esporte e Saúde; Medicina do Esporte e Políticas Públicas para Atividade Física, Esporte e Saúde.

Durante o seminário serão apresentados trabalhos acadêmicos de cursos superiores relacionados ao tema do dia e acontecerá concurso, envolvendo a apresentação de projetos.

As conferências serão transmitidas ao vivo, via internet, para todos os municípios paulista, com possibilidades de transmissão para as Instituições do Ensino Superior do Estado de São Paulo.



Publicação e organização



Os textos dos conferencistas serão publicados em um livro e/ou brochuras, através da Assembléia Legislativa, e sua distribuição será gratuita e abrangerá todos os participantes presenciais, sendo ainda encaminhada às Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e a todos os Municípios do Estado.

De acordo com o projeto, a organização do seminário ficará por conta da Comissão de Assuntos Desportivos, que poderá fazer parcerias com organizações não governamentais e associações esportivas. A CAD ainda designará uma comissão, composta de assessores parlamentares e professores de Educação Física para a execução do evento.

As despesas decorrentes com a realização do seminário correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento vigente.

alesp