Produtores solicitam incentivo para o consumo da laranja


06/08/2012 11:23 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim (PPS) esteve, no dia 2/8, em audiência com a secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônica Bergamaschi, para solicitar providências urgentes para incentivar a implementação de políticas públicas que incentivem o consumo interno da laranja. A ação se destina a garantir a comercialização de toda a produção dos citricultores, estimada em cerca de 80 milhões de caixas e tornar a laranja item obrigatório na merenda escolar da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo. Os produtores se dispõem a doar, de forma regular, uma dúzia de laranjas para cada aluno das escolas da Rede Estadual (cerca de 6,5 milhões de estudantes).

O parlamentar argumentou que a citricultura vive hoje grave crise em toda sua cadeia produtiva. Como maior produtor nacional do produto, o Estado de São Paulo deve e precisa colocar em prática medidas que venham amenizar os grandes prejuízos dos citricultores paulistas. O preço pago atualmente pela caixa de laranja pelas quatro fabricantes de suco instaladas no território paulista não cobre nem um terço dos custos dos produtores da fruta, que chegam a R$ 7,00 a caixa.

"São Paulo é o maior produtor de laranja do Brasil. São mais de 300 os municípios produtores no Estado. O setor movimenta 270 mil empregos e tem um faturamento de R$ 1,5 bilhão", reforçou o deputado. Por falta de comprador, as laranjas apodrecem no pé em São Paulo.





lcgondim@al.sp.gov.br

alesp