Da Tribuna


13/08/2012 19:11 | Da redação

Compartilhar:


Violência



Jooji Hato (PMDB) considera que as maiores preocupação da população sejam segurança e saúde. "Não consigo entender porque os governantes não conseguem oferecer mais segurança", comentou. Para ele, um dos maiores causadores do problema da violência são as armas de fogo, por isso é necessário um controle mais rígido sobre a posse ilegal de armas. "A violência consome leitos dos hospitais que poderiam ser usados para tratamento de doenças", finalizou. (IR)



Golpe na transparência



Carlos GIannazi (PSOL) sugeriu a leitura do artigo O Legado da Copa e das Olimpíadas, publicado na Folha de S. Paulo, que diz que um grande evento mal organizado causa impacto muito negativo. O deputado disse também que o governador vetou o artigo 43 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determinava a apresentação de relatórios de investimentos das obras da Copa de 2014. "Isso é um golpe na transparência e na participação popular", finalizou. (IR)



Falta de segurança



Olimpio Gomes (PDT) convidou os deputados presentes para irem ao batalhão de Itaquera, onde, segundo ele, muitos homens e mulheres têm apenas um banheiro para trocar de roupa. "Gastamos milhões para estádios da Copa e temos estrutura mínima de segurança na região". O parlamentar informou que, durante esta semana do dia dos pais, cerca de 22 mil presos estão soltos. "São presidiários convivendo com a sociedade. Isso aumenta as estatísticas da violência", finalizou. (IR)



Investir em educação



Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que o governo federal está interessado em atrasar a votação realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em relação a investir 10% do PIB em educação. "Esse valor já é pequeno e nem isso o governo quer investir. Vamos continuar lutando e pressionando para que os deputados da Câmara votem o projeto em caráter de urgência", disse. (DA)



Crise da laranja



Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que, nesta terça-feira, 14/8, será realizada reunião entre Incra e várias prefeituras paulistas para discutir questão da crise da laranja no Estado. O parlamentar informou que a presidente Dilma Roussef investiu R$ 28 milhões para o agronegócio e R$ 22 milhões para a agricultura familiar no país. "Quero parabenizar Dilma Roussef pela sensibilidade em relação à área da agricultura". (IR)



Direito do consumidor



Olimpio Gomes (PDT) informou que a Justiça decidiu que o consumidor deverá voltar a pagar pelas sacolas plásticas dos supermercados. "A embalagem é fundamental. Não se pode cobrar". Olimpio Gomes falou sobre seu Projeto de Lei 235/2012, que obriga os estabelecimentos comerciais a fornecerem sacolas gratuitamente. "O preço da sacola plástica talvez não tenha grande peso para quem tem um salário bom, mas e aquele que recebe um salário mínimo?", questionou. (IR)



Greves



"São 30 categorias de servidores públicos que estão em greve no país no momento", disse Carlos Giannazi (PSOL). O parlamentar pediu ao governo federal para que negocie com as entidades representativas dos servidores grevistas. O deputado lembrou, também, que os professores das universidades federais estão em greve há três meses e defendeu o diálogo para solucionar a situação. (DA)

alesp