Redução do número de leitos para atendimento a portadores de HIV


14/08/2012 17:39 | Da liderança do PT

Compartilhar:


Presidida pelo deputado do Marcos Martins (PT), a Comissão de Saúde recebeu nesta terça-feira, 14/8, denúncia de que o Centro de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde determinou o fechamento dos 24 leitos de internação do Centro de Referência e Treinamento (CRT-DST/Aids), que atendem portadores de HIV, Aids e hepatites virais. O centro atende 5 mil pacientes e conta com 1.600 funcionários em todo o Estado, que trabalham no programa estadual de DST/Aids em treinamento, suprimentos, laboratório e especialidades de alta complexidade.

Outra questão apresentada na reunião da comissão foi o fechamento da Casa da Aids e a transferência dos seus 3 mil pacientes para o hospital Emílio Ribas. De acordo com o dirigente do Sindsaúde Paulo Oliveira, o hospital oferece condições precárias de atendimento e de trabalho.

Em maio deste ano, a Frente Parlamentar de Aids da Assembleia recebeu denúncia sobre o fechamento da Casa da Aids, além de manifestações de ativistas e profissionais da saúde contra a medida. Na ocasião, o presidente do conselho gestor do Emilio Ribas, Marcos Boulos, disse que a reforma do ambulatório do hospital seria realizada já pensando em atender a demanda da Casa da Aids. segundo o SindSaúde, entretanto, a obra não contempla as necessidades dos pacientes.

Paulo Oliveira informou ainda aos deputados que os trabalhadores que encaminharam denúncias ao Ministério Público sobre as más condições de atendimento estão sofrendo retaliações.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp