Opinião: Desafios da comunidade LGBT no Estado

Esse seminário foi planejado para atender aos anseios da comunidade LGBT, principalmente nas áreas de educação, cidadania e direitos humanos
14/08/2012 18:00 | Edmir Chedid

Compartilhar:


As discussões que orientam a relação entre a sociedade e a diversidade sexual serão retomadas na Assembleia Legislativa. A ação é uma garantia de acesso da comunidade LGBT ao debate e também à apresentação de sugestões para a avaliação e a devida instituição de programas e projetos que resultem no cumprimento dos direitos sociais garantidos por lei a todos os cidadãos. Por meio do seminário Sociedade e Diversidade Sexual: Propostas ao Legislativo Paulista, serão conhecidas as atividades dos Poderes constituídos e das organizações que defendem o respeito às lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

O seminário contará com mesas específicas para a apresentação de propostas em desenvolvimento pelos setores públicos e pelas organizações " governamentais e não governamentais " e também para a apresentação de sugestões que poderão integrar um Caderno de Recomendações ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo. É importante destacar que já existem programas e projetos implantados pelo governo do Estado que considero positivos, mas é preciso ouvir dos que vivenciam o cotidiano LGBT o que deve ser mantido, alterado ou até instituído para essa comunidade.

Também acredito que seja necessário retomar as discussões em relação à temática LGBT por entender todas as dificuldades enfrentadas por esse grupo social em decorrência da falta de programas e de projetos específicos em nível estadual e de leis características que protejam esses indivíduos. Afinal, questões como direitos e deveres, preconceito e homofobia, informação e acesso garantido às atividades do Poder Executivo permanecem restritas apenas aos núcleos específicos e, na maioria das vezes, o assunto é tratado pela comunidade e para a comunidade, sem atingir aqueles que elaboram os Projetos de Lei.

Em sua primeira edição, o seminário reunirá profissionais do Poder Legislativo e Executivo, ativistas, organizações civis, governamentais e não governamentais como iniciativa à retomada das discussões e forma de obter dados que possam incorporar o Caderno de Recomendações, um documento que será elaborado por intermédio das sugestões dos participantes e que poderá servir como indicador para as iniciativas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esse seminário foi planejado para atender aos anseios da comunidade LGBT, principalmente nas áreas de educação, cidadania e direitos humanos.

A Sociedade e Diversidade Sexual também contará com protocolos culturais, sendo a apresentação do documentário Sasha Zimmer, sobre o cotidiano marcado pelo preconceito racial e sexual do ator transformista Fábio Henrique dos Santos, de 22 anos, e a apresentação do cantor Paulo Azeviche, que resgata a homoafetividade da canção popular brasileira por meio de pesquisa realizada com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural). Importante destacar que o evento está sendo realizado em parceria com o Projeto Arquivo Mais Campinas, com apoio cultural da Arena Comunicação Digital e da Agência LGBT Brasil. Sua participação será imprescindível!



*Edmir Chedid é advogado, deputado estadual pelo DEM e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp