Da Tribuna


28/08/2012 17:28 | Da Redação

Compartilhar:


Morte



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre o projeto Hospital com + Saúde, que possibilita que colaboradores façam doações para a santa casa utilizando a conta de energia elétrica. O deputado lamentou a morte do policial Joaquim Carlos de Menezes, na noite de domingo 26/8. "Foi mais um policial executado covardemente e na frente de seu filho. Queria enviar minhas orações e sentimentos à família", disse. (DA)



Péssima estrutura



Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que os servidores públicos de vários setores são prejudicados por causa da burocracia. O parlamentar informou que o Ministério Público foi acionado e está investigando a situação, que segundo ele atinge diversos órgãos públicos. "O que atendimento no departamento de perícia médica de São Paulo é ruim. O local é conhecido como casa dos horrores, por conta da péssima estrutura", declarou. (DA)



Amianto



Marcos Martins (PT) defendeu o combate ao uso do amianto pelas indústrias do país. Segundo o parlamentar, 60 países já baniram o produto por ser cancerígeno e prejudicial à saúde. "No Brasil a indústria do amianto continua em busca da morte. Temos que continuar esse debate para um desenvolvimento com sustentabilidade", disse. O deputado informou que em São Paulo duas empresas continuam utilizando o amianto. (DA)



Piracicaba



Roberto Moraes (PPS) informou ter participado de uma reunião do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) para discutir melhorias no aeroporto de Piracicaba. "Queria agradecer o Daesp que está dando uma cara nova ao aeroporto", disse. O deputado informou que Piracicaba vai municipalizar seu aeroporto e que outros aeroportos do Estado também passarão por esse processo. (DA)



De mal a pior



Jooji Hato (PMDB) acredita que a saúde "vai de mal a pior". O atendimento médico-hospitalar, segundo ele, tem enfrentado dificuldades por que os recursos destinados ao setor são consumidos pela violência. Hato questiona o fato de os médicos, hoje, tentarem abster-se da periferia das grandes cidades porque sabem que, depois de enfrentar grandes congestionamentos, só encontrarão violência e condições precárias de trabalho. O deputado sugere ainda o escalonamento de horários para a marcação de consultas e exames, de forma a impedir que pacientes tenham de sair de suas casas na madrugada, recebendo atendimento horas depois, e em condições tão precárias. (WP)



14 tiros



Adriano Diogo (PT) referiu-se à reportagem da Folha de S. Paulo, que cita o assassinato de Diego Luiz Barbiere Bandeira, advogado criminalista de 38 anos, militante de direitos humanos, no município de Caraguatatuba, onde morava. O advogado, segundo o texto publicado, foi morto, com 14 tiros, ao chegar à sua residência. Diogo apresentou ainda um vídeo, em que se via o militante assassinado em participação na reunião, no dia 19/6, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. (WP)



Educação



Para Carlos Giannazi (PSOL), o que está acontecendo no Congresso em relação ao Plano Nacional da Educação é golpe: o texto, que já se encontrava em condições de seguir para aprovação, devido a estratégias partidárias, pode ficar estacionado por anos. O projeto traça diretrizes básicas voltadas à Educação para os próximos 10 anos, definindo como 10% o percentual do PIB a ser direcionado ao setor. Giannazi lembra que a Emenda Constitucional 59 determina que, a partir de 2016, seja compulsório o ensino médio para adolescentes e a educação infantil de crianças de 4 a 5 anos, o que demanda construção de escolas. (WP)



Afastamento



Vanessa Damo (PMDB) irá se ausentar da Casa, por 45 dias, para realizar trabalhos que melhorem a qualidade de vida da população de Mauá. "Preciso me dedicar e levar dignidade àquela cidade", comentou. Segundo a deputada, seu compromisso com a Assembleia Legislativa e com a população continua. A parlamentar leu seu pedido de licença e informou que irá se afastar a partir de 29/8. (IR)

alesp