Opinião - SOS santas casas


30/08/2012 09:15 | Itamar Borges*

Compartilhar:


Uma das minhas primeiras iniciativas, quando assumi meu mandato na Assembleia Legislativa, foi criar a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Essa foi uma das bandeiras pela qual me propus a trabalhar no Parlamento paulista. Como prefeito por três vezes da minha cidade, Santa Fé do Sul, pude vivenciar de perto o importante trabalho prestado por essas entidades. Nas minhas andanças pelos municípios não só da região, como em diversas outras cidades paulistas, tenho acompanhado as dificuldades que as instituições enfrentam, especialmente pela falta de recursos financeiros.

A frente que presido na Assembleia Legislativa tem feito diversas ações em prol das entidades para minimizar esses problemas e permitir que as santas casas e os hospitais filantrópicos do nosso Estado continuem seu trabalho na área da saúde.

Fizemos uma parceria com a frente parlamentar de Brasília, presidida pelo deputado Antonio Brito e contamos também com o apoio da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas(CMB). Com ações integradas, estamos nos mobilizando para conseguir mais recursos para a saúde.

Lutamos pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destinou percentuais fixos de recursos à saúde. Estivemos reunidos, por diversas vezes, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, solicitando a formulação de políticas públicas para a melhoria e reestruturação das instituições.

A frente paulista enviou expediente às 645 Câmaras Municipais do Estado de São Paulo sugerindo a criação de frentes municipais em prol das santas casas. O município de Buritama foi o primeiro a instalar a Frente Parlamentar Municipal de Apoio às Santas Casas. Outros Estados da Federação também estão se mobilizando nesse sentido.

Todas as entidades do segmento estão fazendo gestões em prol de uma remodelação do sistema de financiamento da saúde pública. As Assembleias Legislativas também perceberam a importância da Frente Parlamentar das Santas Casas e estão criando o instituto em defesa das entidades. Parlamentares do Estado de Minas Gerais também criaram a frente estadual.

A união faz a força! Vamos continuar nosso empenho para salvar essas entidades e garantir o destino de mais recursos para subsidiar as santas casas e hospitais filantrópicos de São Paulo e do Brasil.



*Itamar Borges é deputado pelo PMDB, membro da Comissão de Saúde e presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

alesp