Da Tribuna


03/10/2012 19:38 | Da redação

Compartilhar:


Compra de votos



Olimpio Gomes (PDT) comentou as eleições que vão ocorrer no próximo dia 7/10, e considerou o evento como uma "festa cívica para a população". O deputado citou alguns dados que mostram o índice dos que ainda não possuem candidato a vereador e disse que, se a informação estiver correta, teremos um recorde de votos nulos e brancos. Solicitou uma ampla fiscalização policial e dos próprios partidos para que não ocorra o crime eleitoral de compra de votos. (JF)



Proposta orçamentária de 2013



Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que a Proposta Orçamentária de 2013 está pronta, e exibiu o relatório sobre a propositura. O parlamentar fez apelo ao governador para que considere no Orçamento as regiões metropolitanas e os aglomerados urbanos. Marcolino defendeu ainda a descentralização das verbas estaduais e falou também sobre as audiências públicas realizadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para discutir o assunto. (IR)



Fiscalização



Luiz Carlos Gondim (PPS) comentou o pronunciamento do deputado Olimpio Gomes (PDT) sobre suposta boca de urna. "Não sabemos como resolver a situação, pois existem políticos que não aparecem nas campanhas e mesmo assim são eleitos", afirmou. O parlamentar disse ainda que considera necessário que os trabalhos dos deputados sejam fiscalizados para que a população saiba em quem votar. "A população não sabe quem trabalhou". Gondim defendeu-se de acusações veiculadas em reportagem sobre seu trabalho em defesa de melhor atendimento a pacientes com câncer. (IR)



Privatização



Segundo Carlos Giannazi (PSOL), organizações sociais de caráter privado estão administrando 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 37 hospitais em todo o Estado, com reserva de 25% dos leitos para convênios. O deputado afirmou que essas instituições podem romper a qualquer momento o contrato com o hospital que administram, já que tratam a saúde como mercadoria. Carlos Giannazi deu como exemplo o Hospital Estadual do Grajaú, que já passou por três administrações. Disse ainda que esse modelo de administração, que em sua opinião seria a privatização da saúde, não é eficiente. (JF)



Violência



Jooji Hato (PMDB) comentou o discurso do deputado Carlos Giannazi (PSOL) sobre os problemas da área da saúde e explicou que muitos médicos têm medo de ir trabalhar em bairros periféricos por conta da violência. O deputado falou ainda que as assistências médicas ambulatoriais (Amas), da prefeitura da capital, não funcionam. Parabenizou o governador Geraldo Alckmin pelas blitze que, segundo ele, foram feitas de forma intensiva em todo o Estado para diminuir os índices de violência. (JF)



Reflexões



Abordando a importância de o eleitor considerar a plataforma dos candidatos às 645 prefeituras dos municípios paulistas, Luis Claudio Marcolino (PT) ressaltou a maior proximidade dos cargos municipais junto à população. "É essencial que o eleitor pondere a viabilidade das propostas apresentadas, principalmente se o projeto é viável financeiramente". Para Marcolino, a falta de incentivo financeiro do Estado prejudica os municípios. "Ao contrário do governo federal, que repassa verbas aos municípios, o estadual promoveu corte nos repasses." (LP)



Explicações



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o afastamento do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz, por superfaturamento na compra de mochilas escolares. "Ortiz responde a processos por improbidade administrativa. Não sei como o governador o indicou, em 2011, para ocupar cargo estratégico." Giannazi sugere que Ortiz e o secretário da Educação sejam convidados a prestar esclarecimentos às comissões de Educação e Cultura e Fiscalização e Controle sobre a compra das mochilas e a continuidade do pagamento de Ortiz, que não é servidor de carreira. (LP)



Violência urbana



Jooji Hato (PMDB) lamentou a morte dos mais de 176 mil jovens ocasionadas pelo excesso de violência no trânsito. Para Hato, essa estatística poderia ser menor se o governador não tivesse vetado projetos de lei referentes à proibição do garupa nas motos, a ampliação de blitzes para promover o desarmamento da população e a proposta que trata da ingestação de bebidas alcoólicas. Segundo o deputado, o garupa pode aumentar em 60% o risco de acidente no trânsito. (LP)

alesp