Opinião - Um passo para a universidade federal...


08/10/2012 15:32 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Toda grande caminhada, segundo a sabedoria chinesa, começa com um primeiro passo. Para a implantação de uma universidade federal em Ribeirão Preto esse primeiro passo poderá ser dado, caso o governo federal atenda a indicação que apresentei na Assembleia Legislativa, em setembro, pleiteando a instalação, nesta cidade, de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Seria uma unidade nos moldes da já existente em Sertãozinho, ensejando assim, em razão da proximidade entre esses dois municípios, o aproveitamento do mesmo corpo docente em turnos diferentes.

Voltado para a formação de profissionais e especialistas em nível superior, direcionados para atender os segmentos atuais e emergentes em atividades industriais e prestação de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica, o IFSP proporciona conhecimentos científicos e tecnológicos. Estes se transformam em processos, projetos, produtos e serviços com o intuito de solucionar problemas reais, ajudando as empresas a reduzirem seus custos para enfrentarem a crescente competitividade e alavancarem os setores da economia nos quais estejam inseridas. O estudante concluinte recebe o diploma de tecnólogo com possibilidade do registro profissional no respectivo conselho de classe, bem como o prosseguimento de estudos em curso de pós-graduação.

Ribeirão Preto, a meu ver, preenche todo o perfil exigido pelo Ministério da Educação para sediar um estabelecimento desse porte, mais ainda pela sua importância como referência mundial no campo do agronegócio e da tecnologia agrícola.

Confio na sensibilidade da presidenta Dilma e do próprio ministro da Educação, o ex-senador Aloizio Mercadante, para o acolhimento dessa reivindicação que nada tem de partidária, porquanto voltada exclusivamente para o atendimento de uma necessidade legítima da juventude ribeirão-pretana e regional no seu anseio de se inserir, com capacidade específica, num mercado de trabalho a cada dia mais restrito e mais seletivo.

É uma luta na qual pretendo envolver a câmara municipal, a prefeitura, os nossos senadores e deputados, bem como a Acirp, o Ciesp, os Rotarys e Lions, os sindicatos patronais e de trabalhadores, porquanto voltados para um objetivo nobre: tornar essa unidade do IFSP, de instalação menos complexa e onerosa, um indispensável embrião da futura Universidade Federal de Ribeirão Preto, consolidando ainda mais a posição de nossa cidade como polo universitário de primeira grandeza!

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.



OLHO

"De instalação menos complexa e onerosa, a unidade do IFSP será o embrião da futura Universidade Federal de Ribeirão Preto"

alesp