Autismo atinge mais de dois milhões de brasileiros


10/10/2012 16:39 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Recentemente, o programa diário Hoje em Dia, da TV Record, mostrou a história de crianças com autismo que têm melhorado o convívio social por meio da educação e dos esportes. Para o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB, a reportagem reforça a importância de ter um diagnóstico ainda nos primeiros anos de idade.

"Sabe-se que quanto mais cedo detectamos o autismo, maiores serão as chances de a criança ter uma vida comum", explica Gilmaci. O parlamentar apresentou em 2008, o Projeto de Lei 550, que institui a Semana da Conscientização de Autismo. No mesmo ano, Gilmaci apresentou também a Lei de Proteção à Pessoa Portadora do Autismo (PL 549/2008).

O transtorno atinge 60 milhões em todo o mundo. No Brasil, 2 milhões de pessoas são autistas. Segundo especialistas, 70% dos casos são de origem genética, mas podem existir outras causas. O transtorno se dá no cérebro, nas conexões entre os neurônios, que não se comunicam, causando um comprometimento que envolve relações sociais e comportamentais. Em geral, a criança demonstra atraso na capacidade de falar e dificuldade em interagir. Existem diversos graus de autismo, e atualmente nenhum deles tem cura, mas os tratamentos existentes podem melhorar a qualidade de vida de quem possui o transtorno.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp