Da Tribuna


10/10/2012 18:11 | Da Redação

Compartilhar:


Segurança pública



Carlos Giannazi (PSOL) comentou a necessidade de o secretário de Segurança Publica vir à Assembleia para esclarecer que medidas estão sendo tomadas para conter os altos índices de criminalidade no Estado, que incluem a execução de diversos policiais. O deputado solicitou a intervenção do governo federal com medidas que ajudem a reverter essa situação, já que, segundo o deputado, "o governo estadual abandonou a segurança publica". (JF)



Criminalidade



Olimpio Gomes (PDT) citou mobilização de 15 mil policiais militares em todo o Estado para combater a criminalidade. Ele criticou o benefício da saída temporária, que será concedido a 25 mil presos no Dia das Crianças. Segundo ele, a medida que favorece presos em regime semiaberto fará com que o número de crimes aumente neste feriado. Olimpio lamentou casos de assalto a carros fortes que resultaram em feridos e pediu a prisão imediata dos autores e mentores desses roubos. (JF)



Desarmamento



Jooji Hato (PMDB) mencionou os pronunciamentos dos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Olimpio Gomes (PDT) a respeito da segurança pública e disse que se preocupa muito com essa área. Lembrou alguns casos de assaltos cometidos por motoqueiros e garupas, que resultaram em feridos. Também falou sobre o aumento da criminalidade em Taboão da Serra e Embu. Solicitou a realização de blitze para promover o desarmamento da população. (JF)



Violência



Welson Gasparini (PSDB) falou sobre a violência em Ribeirão Preto, "onde, de 1/1 a 31/8, a polícia registrou um aumento de 17% no número de crimes. Segundo o deputado, o governo teria que construir 15 presídios por ano para acompanhar esse aumento. "O que precisa acabar é a fábrica de marginais com a modificação do código penal", finalizou. (GA)



Assinaturas



Olimpio Gomes (PDT) manifestou alegria por seu amigo, o policial Fernão Dias, ter sido eleito prefeito de Bragança Paulista. Gomes convidou o público para uma audiência pública, no próximo dia 15/10, onde serão recolhidas assinaturas para aumentar as penas para crimes contra policiais militares e servidores penitenciários. "Precisamos de 1,4 milhão de assinaturas para exigir mudanças na legislação brasileira", finalizou. (GA)



Medidas



Jooji Hato (PMDB) recordou assalto que ele e seu filho sofreram há alguns anos. Segundo ele, desde esse período, nada mudou. Criticou o governo estadual: "temos que pedir de joelhos providências do governo". Para Hato, a solução para acabar com a violência no Estado são medidas como blitze do desarmamento em locais estratégicos, para capturar armas ilegais. (GA)



Reintegração



Luiz Carlos Gondim (PPS) solicitou ao governo estadual a reintegração dos policiais que estão reformados ou em reserva, pois, segundo o deputado, eles possuem mais experiência para combater o crime. "Assim teríamos mais policiamento nas ruas. O governo tem que dar um incentivo aos militares para continuar na ativa, tentando diminuir dessa forma a criminalidade", finalizou. (GA)



Afastamento



Carlos Giannazi (PSOL) comentou o afastamento do cargo do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Bernardo Ortiz. O parlamentar defendeu a realização de uma CPI com o objetivo de investigar possíveis irregularidades na instituição. O deputado informou que vai pedir a presença de Ortiz e do secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, em reunião da Comissão de Educação da Casa. (GA)

alesp