Da Tribuna


16/10/2012 18:47 | Da Redação

Compartilhar:


Orçamento regionalizado



Luiz Cláudio Marcolino (PT) criticou a descentralização orçamentária praticada pelo governo estadual em relação ao Orçamento de 2013, pois, segundo o parlamentar, essa descentralização ainda não está consolidada em São Paulo. "A forma mais viável seria a regionalização do Orçamento, que especifica o município e o valor investido. Isso permitiria o acompanhamento da população e daria transparência às contas", afirmou. Marcolino concluiu afirmando que o Orçamento regionalizado é possível. Citou como exemplo o Estado de Minas Gerais, que faz uso desse sistema. (SC)



Ato antidemocrático



Jooji Hato (PMDB) manifestou sua revolta com a situação vivida pelo governador Geraldo Alckmin no último domingo, 14/10, em Campinas. Na ocasião, uma mulher atirou café quente em seu rosto durante uma caminhada eleitoral. O deputado afirmou que se forem permitidos pequenos atos como esse, amanhã a situação estará bem pior. Incentivou o governador a fazer um boletim de ocorrência contra a mulher. "Não podemos consentir com o ocorrido, que foi uma violência, um ato antidemocrático", concluiu o parlamentar. (SC)



Violência na Baixada Santista



Telma Souza (PT) lamentou as mortes de jovens e de policiais que vêm ocorrendo na Baixada Santista nos últimos meses. Segundo a deputada, os adolescentes precisam de atividades escolares e de lazer para se ocupar, e as autoridades devem desenvolver uma ação pública eficaz para que não haja tanta violência. Afirmou ainda que o governo estadual não pode tratar essas mortes como se fossem fatos isolados. (SC)



Insegurança pública



Luciano Batista (PSB) informou que esteve em agosto com o governador Geraldo Alckmin e com o secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto, quando relatou a situação de insegurança vivida pelos moradores da Baixada Santista. Na ocasião, Batista solicitou melhorias no batalhão da Polícia Militar, além de operações de inteligência, da Rota e da Corregedoria no litoral paulista. O parlamentar falou ainda de sua preocupação por ter ouvido do secretário a afirmação de que não haveria crime organizado, e que toda a repercussão em relação aos crimes não passaria de exagero da imprensa. (SC)



Mortes de policiais



Luiz Carlos Gondim (PPS) afirmou que a segurança pública é um assunto que deve ser uma preocupação de todas as entidades políticas. O parlamentar comentou a respeito dos assassinatos de policiais, que vêm ocorrendo desde o início deste ano, e defendeu a necessidade de medidas efetivas por parte do governo estadual. O deputado ressaltou que na região do Alto do Tietê foram sete os policiais mortos. "É preciso reconhecer que o crime organizado está em guerra com a polícia de São Paulo", disse. (DA)



Investimentos federais



Luiz Cláudio Marcolino (PT) elogiou o governo federal pelos investimentos realizados no Estado de São Paulo. O parlamentar citou a discussão na Assembleia sobre autorização de empréstimo de R$ 2 bilhões que o governo do Estado deve tomar junto a instituições federais. O objetivo da operação de crédito é agilizar as obras na Linha 5 " Lilás do Metrô, bem como a duplicação da rodovia Tamoios. "Isso demonstra que o governo federal está preocupado com a mobilidade urbana e com o transporte no Estado", disse. (DA)



Reaja São Paulo



Olimpio Gomes (PDT) comentou sua participação em ato ecumênico pela paz realizado nesta terça-feira 16/10, na praça da Sé, com o objetivo de homenagear os policiais assassinados neste ano e todas as pessoas vítimas de violência. O parlamentar comentou o lançamento do movimento Reaja São Paulo, campanha nacional para coleta de assinaturas para um projeto de iniciativa popular que torne crime hediondo aquele cometido contra agentes da lei. "Se a lei está frágil, vamos aperfeiçoá-la", disse. (DA)



Políticas públicas



Telma de Souza (PT) afirmou que faltam políticas públicas mais efetivas no Estado com o objetivo de reduzir a violência. A deputada citou casos de assassinatos de policias e comentou a importância de programas como o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). "O Estado de São Paulo não aderiu ao Pronasci por falta de força política ou por outros motivos. Temos de pôr fim à violência, porque pessoas estão morrendo", disse. (DA)



Sonho



Jooji Hato (PMDB) alertou para o fato de que bandidos estão munidos de fuzis. O parlamentar disse ter sonho de que o Estado se torne seguro. "Um sonho de que o cidadão possa andar tranquilamente, ir para o trabalho sem medo", comentou. Hato defendeu a política de tolerância zero. "Todas as leis que defendi formam a política de tolerância zero", disse. Ele considerou ainda que a porta de entrada para o crack é a maconha, e que existem pilares que sustentam a violência: o álcool, drogas e armas. (IR)



Família destruída



Luciano Batista (PSB) reproduziu vídeo de depoimento da mulher do sargento PM Marcelo Fukuhara, morto a tiros de fuzil na Ponta da Praia, em Santos. No vídeo, a viúva informou que a Polícia Militar já sabia que o marido vinha recebendo ameaças. "É um absurdo a polícia saber que Marcelo era ameaçado e não conseguir prender os bandidos". O parlamentar compareceu à missa de Marcelo. "A esposa dele me pediu socorro. Vi sua família toda destruída", lamentou. (IR)

alesp