Opinião: São José dos Campos: a cidade das academias ao ar livre

Quando possibilitamos que todos façam um exercício físico, em equipamentos seguros e com orientação profissional, diminuimos as filas nos postos de saúde
25/10/2012 18:23 | Helio Nishimoto*

Compartilhar:


Quando o assunto é saúde e bem-estar, ouvimos de todos os especialistas a importância de se praticar atividades físicas. Médicos, profissionais de educação física e afins destacam, sempre, o quanto a nossa saúde está intimamente ligada à prática esportiva. Em São José dos Campos, uma das maneiras que encontrei de auxiliar na qualidade de vida da população foi trazer as academias ao ar livre para todas as regiões da cidade.

Há alguns anos, enquanto vereador, em uma viagem de visita à família da minha esposa em Maringá (PR), conheci estes equipamentos. Como um apaixonado por esportes, assim que vi e usei os aparelhos da academia ao ar livre, logo visualizei os equipamentos nas praças e parques públicos joseenses. Retornando a São José, já me reuni com o prefeito, para apresentar o projeto, com fotos dos equipamentos.

Em 2009, ao assumir a cadeira de deputado estadual, vi a possibilidade de tornar realidade a vinda das academias para atender à população joseense. Logo no início de minhas atividades na Assembleia Legislativa, consegui, junto ao governo do Estado, os recursos necessários para a instalação dos primeiros equipamentos no município.

Fiquei surpreso com o quanto a população gostou do projeto e com o quanto aderiu à prática da atividade física nas academias ao ar livre. São pessoas de todas as idades, que ocupam os espaços públicos com academias instaladas, nos mais diversos horários.

Com o auxílio dos monitores que a prefeitura de São José dos Campos colocou junto às academias, os usuários fazem a atividade física sob orientação profissional, o que potencializa a melhora da saúde e qualidade de vida da população. Quando possibilitamos que todos façam um exercício físico, em equipamentos seguros, com orientação profissional, conseguimos também minimizar males de saúde e, consequentemente, diminuir filas nos postos de saúde.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer ou utilizar os aparelhos de alguma das quase 90 academias espalhadas por São José, vale destacar que os exercícios não são de impacto, geram efeitos positivos em mais de 650 músculos do corpo, reduzem os riscos de problemas cardiovasculares ou diabetes, melhoram a postura, proporcionam um ambiente de novas e boas amizades, entre outros vários benefícios. Por isso, fica o convite: conheça e desfrute de nossas academias ao ar livre.



* Hélio Nishimoto é deputado estadual pelo PSDB

alesp