Opinião CPI dos Institutos de Pesquisas


05/11/2012 11:44 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Recebi com alegria a notícia de que o líder do PDT na Câmara dos Deputados, o parlamentar cearense André Figueiredo, protocolou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisas eleitorais. Segundo sua informação, ele coletou 225 assinaturas de deputados apoiando o requerimento porque a ação desses institutos, lamentavelmente, está contaminando o próprio processo democrático ao levar o eleitor ao erro. O pedido já deu entrada com número legal, porque o mínimo exigido para requerer a criação desse tipo de comissão é de 171 assinaturas.

A CPI deverá investigar possíveis manipulações de resultados publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012, tomando como base as divergências entre as pesquisas e os resultados obtidos no primeiro turno das eleições para prefeito neste ano. O deputado quer apurar se houve tentativa de influenciar o eleitor e tem argumentos sólidos para justificar tal iniciativa.

A soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto secreto, e manipulá-la é ferir de morte a legitimação do próprio Poder constituído", explica Figueiredo ao justificar o requerimento de abertura da CPI. "E tudo está a indicar que tenha havido manipulação nestas eleições, dadas as significativas divergências apuradas e divulgadas em diversas localidades em todo o Brasi.

O deputado federal toma como exemplo o ocorrido na disputa da prefeitura de Curitiba, quando a pesquisa errou sobre quem iria para o segundo turno. Segundo o divulgado, estimava-se um segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% das intenções de voto, e Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e candidato derrotado à reeleição, com 29%; contudo, Gustavo Fruet (PDT), aparecendo em terceiro lugar, com 24%, foi para o segundo turno e foi eleito prefeito com ampla vantagem sobre a candidatura de Ratinho Jr. Se houve algo que uniu os políticos nestas eleições foi a indignação contra a manipulação que é feita em todas as cidades do país por institutos de pesquisa, enfatiza Figueiredo.

Ribeirão Preto é outro caso, que o proponente da CPI também poderia mencionar, pois as pesquisas, nem no primeiro nem no segundo turno, refletiram os resultados das urnas, com claro prejuízo para o candidato do PSDB, Duarte Nogueira. E não foi a primeira vez que, em nossa cidade, isto aconteceu: quando fui eleito prefeito, em 2004, pesquisas colocavam meu oponente com larga margem a minha frente; em 2008, quando disputei a reeleição, um dia antes, a pesquisa me indicava 19% e terminei com 32%.

O vereador Jorge Parada (PT), em sessão da câmara, também manifestou sua estranheza pelo fato de a pesquisa da véspera do pleito ter dado uma diferença porcentual de 18% entre a candidata Dárcy Vera e o candidato Duarte Nogueira. Pesquisa, infelizmente, influencia o eleitor, daí eu apoiar também a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais num período de 15 dias antes de eleição, conforme projeto que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Cida Borghetti (PP-PR).

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp