Pedida a proibição de pedágios em perímetro urbano


14/11/2012 11:09 | Da assessoria do deputado José Bittencourt

Compartilhar:


Proibir a instalação dentro do perímetro urbano no Estado de São Paulo, de pórticos para cobrança de pedágio ponto a ponto. Esta é a mais recente iniciativa de autoria do deputado José Bittencourt (PSD) apresentada à Assembleia Legislativa de São Paulo. O Projeto de Lei nº 614 já foi encaminhado para três comissões que funcionam na casa e aguardam parecer.

De acordo com o parlamentar, a justificativa da proposta está pautada no fato de muitos municípios serem cortados por rodovias e com trechos que dão acesso a bairros, ligações entre regiões ou caminhos rápidos para o centro destas cidades. "Esses pedágios já existem em Campinas e Itatiba, por exemplo, e queremos que tanto nestes como em outros que serão instalados, seja proibido. Queremos que seja regulamentado um novo sistema de pedágio fora do perímetro urbano, para que cidadãos que utilizem esses trechos não venham a pagar tão caro como estão pagando."

Bittencourt afirma que as concessionárias não querem prejudicar seu equilíbrio econômico financeiro, mas fica claro que a iniciativa vai beneficiar muito as concessionárias das estradas e a arrecadação de impostos pelo Estado, tendo em vista que milhares de viagens feitas diariamente em pequenos percursos das estradas, dentro do perímetro urbano, que não eram cobradas agora serão.

jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp