Projeto de Lei institui a Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Pele


23/11/2012 11:22 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Um projeto de Lei protocolado, em 22 de novembro, por Luiz Carlos Gondim (PPS) institui a "Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Pele" a ser realizada todos os anos na primeira semana de dezembro.

O deputado Gondim ressalta que o objetivo é mobilizar a sociedade e o Poder Público para a adoção de medidas preventivas e de diagnóstico precoce do câncer de pele. Durante a semana, os postos de saúde, hospitais e demais estabelecimentos de saúde do Estado e em todas as unidades conveniadas junto às Prefeituras Municipais serão realizados exames médicos gratuitos para diagnóstico de ocorrência do câncer de pele.

Entre as causas estão a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol, à radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade.

O parlamentar ressaltou que a detecção precoce do melanoma aumenta a chance de sucesso do tratamento. O autoexame regular permite a detecção precoce do câncer de pele, e deve ser realizado. "A maioria das pessoas tem manchas na pele, e quase todas as pintas são inofensivas. Mas é importante reconhecer qualquer alteração numa pinta, que possa sugerir o desenvolvimento do melanoma", comentou.

O projeto de Lei agora segue para a Comissão de Redação, Constituição e Justiça e depois para outras comissões da Assembleia Legislativa.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp