Opinião - Não ao desperdício de recursos públicos


27/11/2012 11:13 | Orlando Morando*

Compartilhar:


Sem muitas explicações, São Bernardo do Campo, especialmente os moradores do Jardim do Mar, foram surpreendidos ao saber que o bairro foi escolhido para ter uma unidade de semiliberdade da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA).

Mais uma vez, fica clara a indelicadeza, a incapacidade e porque não dizer a incompetência dos gestores da Fundação Casa que não quiseram ouvir a sociedade, lideranças da região e nem mesmo a prefeitura de São Bernardo, antes de decidir o local para implantar uma nova unidade, mesmo que transitória e de baixo impacto.

Entretanto, a indignação maior não é por causa da localidade, já que ninguém quer ter uma unidade da Fundação Casa, presídio ou até mesmo feira, na rua da sua casa. A grande preocupação é sobre a decisão tomada pelos diretores da instituição em escolher um imóvel para locar a unidade de semiliberdade em uma das áreas mais nobres e caras da cidade.

Essa situação no Grande ABC remete a um grande questionamento se esta ineficiência de gestão dos recursos públicos está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo. O mais lógico quando se tem uma empresa ou qualquer ramo de atividade é se instalar em uma localidade que atenda as suas necessidades, verificar o ponto e, consequentemente, o preço.

O aluguel de um imóvel nos moldes do que será usado para a instalação da unidade está orçado entre R$ 7.000 e R$ 10.000 por mês. Por que a Fundação Casa não pesquisou ou sugeriu outros lugares com aluguel mais reduzido? Seguramente poderia buscar outros bairros onde o preço da locação poderia chegar pelo menos à metade do valor que vão pagar no local escolhido.

O equipamento terá capacidade para abrigar 20 menores infratores, que passam o dia trabalhando e estudando e, à noite, se apresentam para dormir. Entretanto, a rua escolhida (Mediterrâneo) não dispõe de transporte público, apenas nas imediações do local, o que dificulta mais o acesso.

A lógica de quem contrata é sempre ir em busca da melhor oferta e do melhor preço. Nada justifica a escolha da Fundação Casa por esse imóvel em uma área considerada nobre na cidade. O Ministério Público já foi informado deste fato, agora a expectativa é que se esse erro for confirmado, que ele seja reparado a tempo e que não faça desperdício de recursos públicos.



*Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

alesp