Comissão estadual da Verdade fará audiência sobre tombamento da sede do DOI-Codi


28/11/2012 19:01 | Da Redação

Compartilhar:


Na próxima quinta-feira, dia 29/11, das 14h às 18h, a Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva realizará audiência pública sobre o tombamento da sede do DOI-Codi e seu uso como lugar de memória. A audiência ocorrerá no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa.

O edifício onde funcionou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações " Centro de Operações de Defesa Interna, 2º Exército) de São Paulo, localizado à rua Tutoia, atual 36ª Delegacia de Polícia, foi um dos maiores e mais temidos centros de repressão da ditadura militar (1964-1985). No encontro, será debatido o tombamento do prédio e sua transformação em lugar de memória, cujo proponente é Ivan Seixas, presidente do Condepe (Conselho de Defesa da Pessoa Humana).

Entre os participantes, estarão representantes do Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ministério Público Federal e do Núcleo de Preservação da Memória Política, além de ex-presos políticos que estiveram no DOI-Codi. O deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão estadual da Verdade, e Ivan Seixas apresentarão a audiência.

Entre as experiências bem-sucedidas como locais de memória está o Memorial da Resistência, antigo Dops, que hoje é o sexto museu mais visitado da cidade de São Paulo, com 5 mil visitantes ao mês. Na Argentina, um dos exemplos mais emblemáticos de lugar de memória é a Escola Superior de Mecânica da Armada (Esma), onde funcionou, entre 1976 e 1983, o Centro Clandestino de Detenção. Em 2004, foi convertido em Museo de La Memoria.

A audiência pública será transmitida ao vivo pelo linkhttp://www.al.sp.gov.br/a-assembleia/tv-web. Contatos: 55 11 3886-6227 / 3886-6228; contato@comissaodaverdadesp.org.br.



Programação



Abertura: deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão estadual da Verdade; Ivan Seixas, proponente do tombamento do prédio do DOI-Codi.



Debatedores: Sandra Kishi, representante do Grupo de Trabalho Memória e Verdade do Ministério Público Federal; Maurice Politi, do Núcleo de Preservação da Memória Política.



Depoimentos de ex-presos que passaram pelo DOI-Codi: Elza Lobo; Artur Scavone; Gilberto Natalini; Rosalina Santa Cruz; Aton Fon Filho; Reinaldo Morano.

alesp