Controle da proliferação de capivaras


02/01/2013 11:32 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) está estudando soluções de controle para a proliferação da população de capivaras no Estado de São Paulo. O animal tem causado acidentes de trânsito e disseminado doenças fatais como a febre maculosa, além de provocar danos em culturas agrícolas.

O parlamentar reuniu-se com o médico veterinário Paulo Magalhães Bressa, especialista em saúde pública e diretor do zoológico de São Paulo. "Perdemos o equilíbrio ambiental da cadeia alimentar. Não temos mais predadores na natureza como a onça e a sucuri", explica o especialista.

Aliada a isso, a legislação ambiental protege os animais silvestres, impedindo a caça e o abate. Esses fatores têm contribuído para o desequilíbrio ecológico e um crescimento acelerado das populações de capivaras no Estado.

Campos de milho e cana-de-açúcar estão sendo invadidos por grandes bandos de animais em busca de alimentos. Na falta de alimentos eles também podem migrar para as estradas. Massafera lembra que inúmeros casos de acidentes de trânsito fatais envolvendo capivaras têm sido relatados no Brasil e no Estado.

"Vamos estudar o problema com os especialistas, com a sociedade, levá-lo à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e propor uma legislação estadual que ajude no controle ambiental da proliferação dessa espécie", comentou o parlamentar.

A lei de crimes ambientais (9.605/98) prevê a possibilidade de manejo de animais silvestres, inclusive a captura e eventual abate desde que sob licença do Ibama.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp