Opinião - 18 de dezembro: um dia para ser lembrado


04/01/2013 15:14 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Todos os dias " até pelo fato de estarmos vivos e com saúde " são especiais; devemos, assim, sempre, sermos gratos a Deus pela possibilidade de vivê-los.

Alguns dias, entretanto, são mais especiais do que os outros, entre tais o Natal, o Ano Novo, o do nosso aniversário etc. Entre os dias especialíssimos vividos no 2012 que já foi embora " com toda sua carga de tristezas e de alegrias " destaco o do último 18 de dezembro. Um dia triplamente feliz: logo pela manhã, a diplomação do meu filho Maurício Gasparini como vereador de Ribeirão Preto para a legislatura 2013-2016. À tarde, a aprovação pela Assembleia Legislativa do meu projeto criando na rede estadual de ensino, como atividade extracurricular, um programa de prevenção dos acidentes na infância. À noite, no Theatro Pedro II, o show "Nossos Idolos" apresentado pelos meus filhos Maurício e Marcelo Gasparini com a participação especial da cantora Verônica Ferriani.

Foram momentos que mexeram com o meu coração e me trouxeram grandes alegrias como pai, como parlamentar e como chefe de família. A família toda reunida e mais os amigos, lotando completamente o monumental Theatro Pedro II, num ambiente de altíssimo astral, é daquelas coisas que não tem preço. Não tem preço, igualmente, a alegria de ver um filho meu ingressando na política para exercê-la com competência, idealismo e ânimo para bem representar a comunidade pela qual foi eleito.

Já como deputado, o fato mais marcante " pelo qual tenho batalhado desde o início do meu mandato " foi a aprovação, nesse dia abençoado, do meu projeto criando o programa de prevenção dos acidentes na infância na rede estadual de ensino. Se uma única vida for salva, em função desse programa, meu mandato terá valido a pena!

Não aguento mais ver notícias de crianças mortas ou acidentadas devido, muitas vezes, a descuidos que poderiam, perfeitamente, serem evitados com um mínimo de atenção e de cuidados. Mais do que um programa, meu projeto prevê a conscientização dos pais e professores quanto à responsabilidade que lhes cabe na segurança e no bem estar dos seus filhos ou alunos.

Conforme frisei na abertura da minha justificativa "o modo mais eficaz de se evitar um acidente é preveni-lo". Quando as escolas e os pais adotarem a prevenção como norma cotidiana certamente diminuirão as situações de risco muitas vezes enfrentadas pelas crianças de nosso Estado.

Prevenir, afinal, conforme reza a sabedoria popular, é sempre melhor do que remediar, ainda mais se consideramos que grande parte dos acidentes infantis é irremediável!

Mais do que um programa, meu projeto prevê a conscientização dos pais e professores quanto à responsabilidade que lhes cabe na segurança e no bem estar dos seus filhos ou alunos.



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp