Opinião - MARP: 20 bem vividos anos!


09/01/2013 15:15 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Sem maior alarde, sequer merecendo atenção da mídia, o 20º aniversário do MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), no último dia 22 de dezembro, teria passado completamente ignorado se eu assim não o tivesse focalizado em meu blog (http://www.blogdogasparini.blogspot.com.br/):

"O MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), criado na minha terceira administração como prefeito de Ribeirão Preto " por iniciativa do meu então secretário da Cultura Divo Marino, ao qual dei todo o apoio nesse sentido " completa, neste 22 de dezembro, 20 anos de sua fundação.

Instalado na esquina das ruas Duque de Caxias e Barão do Amazonas, após uma grande reforma no prédio que abrigou, no passado, a Sociedade Recreativa e, posteriormente, Câmara Municipal, o MARP (denominado, em 2000, de Pedro Manuel Gismondi) foi criado com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura " obras do SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto e do SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes, adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas pelos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla.

Nesses 20 anos, o MARP " para meu orgulho " tem se constituído numa referência cultural e, sobretudo, numa atração turística para Ribeirão Preto, atraindo milhares de visitantes."

O Divo Marino foi um dos grandes secretários da Cultura que eu tive nos meus quatro governos municipais como prefeito de Ribeirão Preto: criativo e ousado a ele Ribeirão Preto deve, além do MARP, também o Arquivo Público Municipal, ambos instalados no mesmo período administrativo. Além dele também passaram por aquela secretaria, entre outros " cada qual dando sua contribuição para tornar Ribeirão Preto um verdadeiro polo cultural do Estado de São Paulo " Antonio Palocci (pai), Luís Aguiar, Vicente Seixas e Corauci Sobrinho.

Não posso, por outro lado, deixar de reverenciar a memória do engenheiro Jaime Zeiger que muito me ajudou na construção de obras imorredouras como o Teatro Municipal, a Casa da Cultura (atual sede da secretaria municipal da Cultura) e o Teatro de Arena formando o complexo cultural do Morro de São Bento. São motivos, claro, que me orgulham e me dão a convicção de que soube cumprir, como prefeito, o papel de fomentar a cultura em nossa cidade dando-lhe a indispensável estrutura física. Também não posso esquecer que consegui, junto ao então governador Orestes Quércia " salvando aquele patrimônio cultural de ser transformado num empreendimento comercial " a doação do prédio do Theatro Pedro II para o município. Iniciei, então, o processo de restauração daquele imóvel complementado no governo de meu sucessor, o prefeito Antonio Palocci Filho.

São fatos, registros históricos mostrando a evolução cultural de Ribeirão Preto, dignos de serem lembrados e, justamente, ressaltados.



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp