Opinião - Poupatempo: valeu a luta


11/01/2013 14:00 | Chico Sardelli*

Compartilhar:


O ano de 2013 começou com uma notícia muito boa para toda a nossa região, que é a confirmação da instalação do Poupatempo em Americana. Como deputado estadual, representante da comunidade, tive a oportunidade de encaminhar junto ao governo do Estado essa reivindicação da nossa população, que hoje tem que se deslocar até Campinas ou Piracicaba para fazer uso dos serviços do Poupatempo. O trabalho começou ainda em 2007, logo que assumi meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, e, mesmo com uma demora no processo, hoje posso dizer que valeu a pena essa luta.

São milhares de pessoas da região que se beneficiarão dos serviços oferecidos pelo órgão, com agilidade e eficiência, como a emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e CNH. Desde o anúncio dessa importante conquista, nesse início de janeiro, recebi inúmeras manifestações de moradores de Americana e dos municípios vizinhos, como Nova Odessa, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia, que me relataram quantos benefícios trará o Poupatempo para a região.

Não posso deixar de citar o empenho do secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, e do governador Geraldo Alckmin para que nossa região tenha sua unidade do Poupatempo. O processo de instalação da agência em Americana ainda cumprirá etapas burocráticas, como vistoria e adequação da área, treinamento de funcionários, mas o secretário já garantiu que o funcionamento dessa unidade é prioridade do governo, dentro do plano de expansão do Poupatempo estabelecido para este ano.

O prefeito de Americana, Diego De Nadai, que me acompanhou em várias audiências em São Paulo para tratar desse assunto, reafirmou que o local escolhido para implantação do Poupatempo é a Rodoviária Francisco Luiz Bendilatti, no bairro Campo Limpo. Ele disse também que a prefeitura tratará de todos os trâmites necessários junto ao governo estadual para que a instalação aconteça o mais rápido possível.

Além das vantagens para a população regional, o funcionamento do Poupatempo em Americana deve também desafogar as unidades de Campinas e Piracicaba, que atendem juntas, em média, 12 mil pessoas por dia.

Foi grande a luta, mas maior é a conquista, pois a comunidade será a principal beneficiada. Americana terá seu Poupatempo, programa do governo do Estado reconhecidamente eficiente, oferecendo a toda a região um amplo leque de serviços públicos.



*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde.

alesp