Inquérito sobre morte de cadeirante na São Silvestre


16/01/2013 16:13 | Da assessoria da deputada Célia Leão

Compartilhar:


A última prova da tradicional Corrida de São Silvestre, realizada dia 31/12, em São Paulo, acabou de maneira trágica para o paratleta cadeirante Israel Cruz de Barros, de 41 anos. No trajeto da prova, ao passar pela rua Major Nataniel, que é uma ladeira, ele perdeu o controle da cadeira de rodas, bateu violentamente contra o muro do Estádio do Pacaembu, vindo a falecer.

Apesar da fatalidade os organizadores da prova disseram que não deverão alterar o trajeto da corrida para a competição de 2013, o que tem causado indignação por parte da maioria dos atletas com deficiência. A descida íngreme, onde, segundo os especialistas, uma cadeira de rodas pode atingir até 50 km/h, não existia no trajeto da São Silvestre até o ano de 2010.

Em razão destes fatos, a deputada Célia Leão (PSDB) entrou com uma representação junto ao Ministério Público de São Paulo, solicitando a instauração de inquérito civil para ouvir os envolvidos, as causas e responsabilidades no acidente que redundou na morte do paratleta na corrida, bem como para que organizadores deste e outros eventos esportivos zelem pela segurança dos atletas com deficiência.

A deputada ressalta a perplexidade sobre a morte de um atleta em uma prova em que deveriam ser adotadas todas as medidas de segurança, e a necessidade de que os organizadores revejam o trajeto da competição e zelem para que nunca mais ocorra outra tragédia como esta.



cleao@al.sp.gov.br

alesp