Opinião - Fatec já!


21/01/2013 17:14 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, em 5/3/2011, afirmei que logo no início do meu mandato, tive oportunidade de tratar de assuntos de real interesse para as comunidades ribeirãopretana e regional como, por exemplo, o convênio realizado entre o governo do Estado e a USP para a instalação, em Ribeirão Preto, do Polo de Alta Tecnologia. Foi o coroamento de entendimentos que iniciei com a universidade ainda como prefeito e que ganharam forma com a liberação de uma verba de R$ 6 milhões para a construção de dois prédios de três andares, para a administração de todo o complexo representado pelo Polo de Alta Tecnologia de Ribeirão Preto. Também registrei, como fato auspicioso, a determinação do governador Geraldo Alckmin em construir e instalar a Faculdade de Tecnologia de Ribeirão Preto (Fatec), motivo de uma luta antiga e intensa de toda a nossa comunidade.

Essa primeira Fatec (reivindiquei uma segunda integrada ao Polo de Alta Tecnologia), conforme me informou por telefone, em 15/1, a professora Laura Laganá, será efetivamente construída na Vila Virginia e a licitação para a obra acontecerá no próximo mês de fevereiro. Conforme frisei em artigo publicado na época, enquanto a maioria das comunidades brasileiras simplesmente caminha, Ribeirão Preto dá saltos rumo ao desenvolvimento pleno, ingressando na era da tecnologia e proporcionando à juventude local e regional a possibilidade de encontrar o seu lugar num mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de qualificação profissional.

A tecnologia, efetivamente, avança, e quem não quer ficar para trás precisa se atualizar todos os dias. O conhecimento adquirido só tem valor como suporte ao conhecimento que somos obrigados a incorporar e assimilar cotidianamente. O que, até alguns anos atrás, fazia parte apenas da literatura como ficção cientifica, agora integra a nossa realidade. Quando o Estado investe na implantação do Polo de Alta Tecnologia e na instalação de uma Fatec propicia ferramentas das quais Ribeirão Preto e a região não podem prescindir, caso pretendam se manter antenados com o futuro.

Não foi esta, entretanto, a única boa notícia dada pela superintendente da Fundação Paula Souza, autarquia responsável pela administração das Fatecs e Etecs (educação tecnológica de nível médio e superior). Ela também me informou que, a pedido meu, serão liberados R$ 16 milhões para a reforma e ampliação da Etec José Martiniano da Silva, a antiga Escola Industrial de Ribeirão Preto.

São fatos expressivos e que colocam Ribeirão Preto e região na vanguarda do ensino técnico profissionalizante no Estado de São Paulo e no próprio país.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

"A tecnologia, efetivamente, avança, e quem não quer ficar para trás precisa se atualizar todos os dias"

alesp