Opinião - Itu: Especial porque a sua história é a marca da sua existência


23/01/2013 13:07 | Rita Passos *

Compartilhar:


Este ano serão completados os 26 anos que escolhi Itu para morar. È uma cidade especial, não só por sua história e personagens que marcaram a sua existência, mas pela qualidade de vida que proporciona aos munícipes.

Tenho o privilégio de morar numa cidade quatrocentona, que durante oito anos teve em seu governo um administrador, Herculano Passos, que se preocupou com os dois bens mais preciosos da cidade: o povo e o patrimônio histórico/cultural. E tenho a certeza que com a atual administração esses dois bens continuarão sendo valorizados.

Morar em Itu é ótimo! A cidade é uma das mais antigas do Estado de São Paulo e tem uma história que faz parte da memória nacional, como o movimento bandeirista e a participação dos ituanos no processo de Independência e a construção da República.

Passear em Itu traz à memória várias épocas de nossa história. As fazendas situadas na cidade representam o Brasil colonial. Os casarões, museus e igrejas remetem o Brasil imperial e republicano, são patrimônios valorosos para o nosso país e especialmente para nós ituanos. Sem falar que popularmente é conhecida como a "cidade dos exageros", um valor turístico também agregado a essa linda cidade.

Itu é uma cidade limpa, organizada, oferece condições dignas de atendimento à saúde, educação, área social e moradias, tem uma excelente infraestrutura urbana, tem cultura e lazer. Tem políticas públicas em todas as áreas para todas as faixas etárias, incluindo os idosos. É uma cidade que se preocupa em preparar seus munícipes para o mercado de trabalho, por meio da educação universitária e cursos de capacitação profissional. Também é a cidade que busca investidores, a exemplo de muitas empresas estrangeiras que aqui estão se instalando. Além de tudo isso, é uma cidade que preserva o seu patrimônio ambiental.

Tive o privilégio de contribuir com o desenvolvimento de Itu, quando estive a frente do Fundo Social de Solidariedade, também quando fui secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. Como deputada estadual destino sempre recursos por meio de emendas parlamentares, bem como conquisto verbas e benefícios para a cidade junto ao governo do Estado.

Me orgulho muito dessa cidade e me sinto filha dela. Sou apaixonada por Itu e o que mais me deixa feliz é que a cada dia que passa ela está mais bonita e melhor para se viver.

Parabéns Itu pelos seus 403 anos!

Um grande abraço a todos e que Deus continue a nos abençoar.







*Rita Passos é deputada e líder do PSD na Assembleia Legislativa de São Paulo

alesp