Aquecedores solares populares em São Bernardo


28/01/2013 18:14 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:

 


A deputada Ana do Carmo (PT) também abraçou a causa da redução das tarifas de energia elétrica, anunciadas pela presidente Dilma Rousseff. No sábado, 26/1, a deputada acompanhou o lançamento do programa de capacitação de moradores de São Bernardo para a instalação de aquecedores solares de baixo custo.

O projeto, elaborado pela ONG Sociedade do Sol, prevê a instalação de 50 unidades do equipamento na cidade através de emenda parlamentar apresentada pela deputada, no valor total de R$ 70 mil. Durante o evento, participantes dos programas MOVA-SBC (Movimento de Alfabetização de São Bernardo) e Mulheres Pedreiras receberam as primeiras informações do programa, que será realizado ao longo do ano.

"É um projeto de cunho social que traz uma dinâmica importante para o mandato. Temos um compromisso com a população nesse sentido também", afirmou Ana do Carmo, em referência ao foco dos projetos de lei de seu mandato. As famílias que participarem do projeto aprenderão a produzir o próprio aquecedor, capaz de economizar energia utilizada em chuveiros elétricos.

O equipamento é composto por um kit de caixa de água, tubos de PVC e placa modular. O aquecedor solar de baixo custo pode gerar grande economia na conta de energia em uma residência. "Se for uma casa com pouco equipamento elétrico, a economia pode variar entre 20% e 50%, sem contar os 18,25% anunciados pelo governo", afirmou Augustin Woelz, coordenador de atividades técnicas e programas sociais da Sociedade do Sol.

De acordo com a entidade, o intuito do projeto não é comercializar o equipamento, mas ensinar as comunidades carentes a produzir o próprio aquecedor. "Cada pessoa que participar vai aprender a montar o próprio aquecedor. Ao longo dos meses vamos conferir como foi a redução no gasto de energia", citou Gustavo Cherubini, coordenador do projeto. Além das 50 famílias, cinco creches e quatro albergues receberão os aquecedores solares ao longo do projeto.

anadocarmopt@al.sp.gov.br

Voltar
alesp