Itatiba no Programa São Paulo Amigo do Idoso


04/02/2013 16:59 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


A Secretaria de Desenvolvimento Social oficializou a participação de Itatiba no Programa São Paulo Amigo do Idoso, conforme indicação feita pelo deputado Edmir Chedid (DEM). A assinatura do convênio ocorreu na sede da prefeitura com a presença do parlamentar, do secretário Rodrigo Garcia, do prefeito João Fattori, vereadores e convidados.

O programa São Paulo Amigo do Idoso propõe o envolvimento de toda a população do município e a união de iniciativas de entidades na criação de uma comunidade amiga do idoso, que garanta os direitos da terceira idade, além de reconhecer a importância de seu papel na sociedade.

Com a oficialização, Itatiba terá um selo Amigo do Idoso, certificação oferecida para municípios que desenvolvam ações a partir dos quatro pilares do envelhecimento ativo (Proteção, Educação, Saúde e Participação). "Todas as iniciativas da prefeitura irão contar com o apoio de Secretarias e órgãos estatais que formam a Comissão Intersecretarial do Programa", disse Rodrigo Garcia.

Edmir Chedid explicou que até 2050 os idosos deverão representar 22% da população mundial. "Em Itatiba são 7.714 pessoas com mais de 65 anos, o equivalente a 7,5% da população. Os idosos em Itatiba são mais do que o dobro das crianças com até quatro anos. Esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso na sociedade", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp