Monitoramento eletrônico de presos eleva índice de retorno ao presídio


08/02/2013 11:15 | Da assessoria do deputado Baleia Rossi

Compartilhar:


A Secretaria de Assuntos Penitenciários divulgou estatística de presos monitorados eletronicamente, que deixaram o presídio no fim de 2012, beneficiados pelo indulto de Natal.

Os números novamente comprovam a eficiência da Lei 12.906, do deputado Baleia Rossi, presidente do PMDB de São Paulo, que de forma pioneira instituiu o monitoramento do Estado de São Paulo, com a utilização das tornozeleiras eletrônicas.

Dos 2.969 detentos que saíram temporariamente, 94.11% retornaram. Ou seja, apenas 175 não cumpriram a lei. Segundo nota divulgada pela SAP, a cada ano que passa, tem sido registrado o crescimento no índice de retorno de presos, graças à utilização do equipamento.

Ainda pelas informações da SAP, tão logo foi estabelecido o monitoramento no sistema penitenciário paulista, na saída temporária de Natal/Ano Novo em 2010, os presos se preocuparam, inclusive, em fornecer endereços corretos dos familiares, receosos de serem recolhidos às Unidades Penais de regime fechado. Isso não ocorria anteriormente, pois os endereços fornecidos até a saída temporária do final de ano de 2010 eram praticamente fictícios ou inexistentes.

"À época da aprovação da minha Lei, especialistas afirmaram que se tratava do maior avanço na área de segurança pública no Estado de São Paulo. Esses resultados mostram que realmente foi uma medida importante, que trouxe mais segurança", comenta Baleia Rossi.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp