Da Tribuna


14/02/2013 19:28 | Da Redação

Compartilhar:


Manifesto



Olimpio Gomes (PDT) discorreu sobre manifesto de policiais militares que estão revoltados com a morte do soldado Marco Aurélio. De acordo com o deputado, esse manifesto é um desabafo desses policiais. Comentou o compromisso assumido pelo governo estadual, no final do ano passado, de pagar seguro para as famílias de policiais mortos fora do horário de serviço. Citou que até o momento nenhum projeto sobre o seguro foi encaminhado para a Assembleia. (JF)



Construção civil



Ramalho da Construção (PSDB) registrou a preocupação dos colaboradores do setor da construção civil com o aumento da carga tributária. "Tenho conhecimento dessa área e sei que mais da metade dos profissionais trabalha na informalidade", afirmou. Comentou palestra que proferiu no dia 14/2, em uma construção, ocasião em que ouviu muitas reclamações de funcionários. De acordo com o deputado, os operários não registram suas queixas com medo de represálias e por não terem conhecimento sobre o sindicato. (JF)



Segurança pública e professores



Carlos Giannazi (PSOL) denunciou falta de investimento por parte do governo estadual em servidores da segurança pública. Discorreu sobre a situação de professores temporários, que assinam contratos de um ano com uma escola estadual e, após esse período, são obrigados a ficar parados por 40 dias antes de ingressarem em outra escola. Citou que, devido a isso, essa categoria é privada de benefícios como férias remuneradas. Criticou o salário do magistério e a superlotação das salas de aula. (JF)



Fiscalização no carnaval



Jooji Hato (PMDB) discorreu sobre a fiscalização efetiva que aconteceu nas estradas no carnaval deste ano, quando foram parados aproximadamente 7,5 mil veículos. Citou a redução no número de acidentes nas estradas. Comentou que aproximadamente 750 pessoas foram presas ou multadas no carnaval deste ano por estarem alcoolizadas ou drogadas ao volante. De acordo com Hato, muitas pessoas preferiram usar táxi, ônibus e metrô, deixando seus carros em casa. (JF)



Projetos para aprovação



Carlos Neder (PT) apresentou dois de seus projetos aos deputados da Casa. O primeiro em homenagem ao médico e deputado federal José Pinotti (20/12/1934"01/07/2009), que vincula 25% dos recursos destinados no orçamento para publicidade e propaganda para ações de educação e saúde. O segundo projeto de lei proíbe que as maternidades públicas ou privadas cobrem taxa adicional, ou embutida nos gastos hospitalares, para que maridos ou acompanhantes possam assistir ao parto. (SC)



Modernização sem desemprego



Osvaldo Vergínio (PSD) manifestou-se a favor da Operação Delegada, que permite aos policiais militares trabalhar durante suas folgas a serviço de prefeituras conveniadas. Sugeriu a implantação do sistema nas cidades de Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo. O deputado afirmou, ainda, ser a favor da modernização, desde que ela não gere desemprego. Explicou que os despachantes estão perdendo espaço para os Poupatempos. "Vamos incessantemente buscar que dentro do poupatempo haja uma sala reservada para despachantes, assim ninguém ficará sem emprego", concluiu Vergínio. (SC)



Acontecimentos recentes



Marcos Martins (PT) cumprimentou a cidade de Osasco pelo aniversário e reivindicou que o município seja contemplado com a instalação de um Centro de Tratamento do Câncer. Mostrou-se contrário à Operação Delegada, que "permite aos policiais fazerem "bicos", pagos pelas prefeituras". Martins criticou ainda as recorrentes falhas nos transportes coletivos e sua preocupação quanto ao teste nuclear realizado na Coreia do Norte. O parlamentar parabenizou as escolas de samba vencedoras do Carnaval de 2013 e comentou o anúncio da renúncia do papa. (SC)



Poupatempo em Mauá



Vanessa Damo (PMDB) discorreu sobre a importância da implantação de uma unidade do Poupatempo na cidade de Mauá. Segundo a deputada, a população necessita desse atendimento próximo a suas casas, pois muitas pessoas, até mesmo aquelas com dificuldade de locomoção, buscam atendimento em outra cidade. Afirmou ainda que e o atendimento beneficiará, também, moradores de cidades vizinhas como Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Santo André. Damo informou que visitou alguns terrenos para a construção do Poupatempo, considera o espaço ao lado da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) o mais viável. (SC)

alesp