Da Tribuna


19/02/2013 16:57 | Da Redação

Compartilhar:


Promessa governamental



Olimpio Gomes (PDT) informou que, no dia 18/2, o governo do Estado fez o crédito dos vencimentos dos policiais militares da Operação Delegada, atrasado em 8 dias. Gomes agradeceu as entidades que se empenharam na fiscalização da execução do convênio e enfatizou que completam 123 dias que o governador de São Paulo prometeu reajuste no valor do seguro de vida dos policiais e que até o momento não chegou à Assembleia o projeto de indenização a famílias de policiais mortos. "É lamentável ver as famílias na expectativa e o governador mal assessorado", concluiu o deputado. (SC)



Apoio a projetos



Carlos Giannazi (PSOL) solicitou o apoio dos deputados da Casa a dois projetos. O primeiro trata da revogação da lei que estipulou a categoria zero para professores, que não dá direito ao uso do Hospital do Servidor e diminui direitos previdenciários e trabalhistas em relação a outras categorias. O segundo projeto concede aposentadoria especial para professores readaptados, ou seja, que foram remanejados de suas funções por motivos de saúde. (SC)



Solidariedade a policiais



José Bittencourt (PSD) mostrou-se solidário à causa defendida pelo deputado Olimpio Gomes em favor dos policiais militares. O deputado exemplificou como funciona o seguro de vida no setor empresarial e salientou a importância e a necessidade de uma lei que assegure ao policial morto, em serviço ou não, a cobertura do seguro de vida a seus familiares. O parlamentar afirmou ainda que a bandeira em defesa do policial é apartidária. (SC)



Se fosse na Assembleia...



Jooji Hato (PMDB) mencionou reportagem veiculada pelo jornal O Estado de S.Paulo no caderno Cidades e Metrópoles, sobre projeto de lei de sua autoria, apresentado na câmara paulistana enquanto vereador, que visa a obrigatoriedade de UTI móvel (ambulância) em danceterias. "Não foi votado até hoje. Se fosse aqui na Assembleia já teria sido. A Casa aprova projetos importantes e a imprensa diz que os deputados não fazem nada", concluiu o parlamentar. (SC)



Primeira participação



Alcides Araújo (PCdoB), em sua primeira manifestação na tribuna, falou sobre a história de seu partido. Lembrou que o PCdoB foi fundado em 1922 e é o partido mais antigo do país, tendo enfrentado a ditadura, sempre na busca do melhor para o povo. Alcides Araújo citou nomes importantes da história do partido como João Amazonas e comentou projetos em diversos âmbitos sociais que pretende apresentar, com ênfase na questão de transporte. (SC)



Preservação de vidas



Baleia Rossi (PMDB) comentou assuntos debatidos na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. O deputado rebateu o fechamento do setor pediátrico do Hospital das Clínicas e apelou ao secretário da Sáude, Giovanni Guido Cerri, e ao governador Geraldo Alckmin para que reavaliem o encerramento das atividades da pediatria. Rossi também criticou o fechamento de dois distritos policiais na cidade de Ribeirão Preto e destacou os problemas nas rodovias, pedindo melhorias no trecho de Sertãozinho até Pontal. "A obra neste trecho é importante para preservar vidas", disse. (GA)



Chuvas



Luis Carlos Gondim (PPS) comentou os danos causados pela chuva em uma escola de Mogi das Cruzes, no bairro Santa Branca. Agradeceu a eficiência da Defesa Civil no caso. O deputado criticou a falta de policiamento nas estradas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro e falou ainda do plano de carreira para os médicos, aprovado pela Assembleia em dezembro. Segundo o parlamentar, os médicos não sabem qual benefício a lei trouxe. "É preciso uma cartilha para informar quais melhorias a lei oferece." (GA)



Parabéns Itapevi!



João Caramez (PSDB) parabenizou Itapevi pelos 54 anos de emancipação política e comentou sessão solene em comemoração à data. "Não pude conter as lágrimas", disse o parlamentar ao se referir à menção feita ao seu pai, Rubens Caramez, primeiro prefeito daquela cidade. (GC)



MP 595



Luciano Batista (PSB) disse estar apreensivo sobre os efeitos da MP 595, que estabelece nova legislação para os portos e gera preocupação na população santista. Informou que a invasão de um navio pelos portuários como ato de protesto contra a medida é pacífica. Segundo o deputado, decisões foram tomadas sem consenso dos interessados. (GC)



Questão portuária



Telma de Souza (PT) discorreu sobre a questão portuária de Santos e a aprovação da MP 595. Afirmou que "o grande desafio para o governo federal é justamente trazer para o conjunto da nação brasileira um marco de competitividade, fazendo com que os chamados gargalos portuários deixem de existir". (GC)

alesp