Distrito Federal irá vacinar adolescentes contra o HPV


21/02/2013 18:38 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


No Distrito Federal, meninas de 11 a 13 anos irão receber ainda neste ano a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A previsão é que a campanha comece em março e que seja feita nas escolas. A vacina, até pouco tempo desconhecida, já é indicada por médicos, inclusive para os meninos.

Para Gilmaci Santos, líder do PRB, São Paulo ainda está atrás no quesito prevenção. "Fico feliz por essa campanha, mas existem projetos em tramitação desde 2008 na Assembleia, que tratam deste assunto", disse o parlamentar, referindo-se ao PL 287/2008, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde do Estado de São Paulo, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV).

Gilmaci lembra ainda que o HPV pode provocar verrugas e até mesmo causar câncer. "Mais de 80.710 novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados a cada ano nas Américas", enfatizou o deputado. Recentemente o Senado aprovou projeto de lei que propõe a adoção de vacina no SUS, mas a propositura aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. Diversos países europeus já disponibilizam a dose gratuitamente e nos Estados Unidos até os homens recebem a vacina contra o HPV.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp