Homenagem aos 50 anos da imigração coreana no Brasil


22/02/2013 18:02 | Da assessoria do deputado Beto Tricoli

Compartilhar:


A Assembleia realiza na próxima sexta-feira, 1°/3, às 20h, sessão solene em comemoração ao cinquentenário da imigração coreana no Brasil. Durante o evento serão homenageadas as primeiras famílias que chegaram, em fevereiro de 1963, ao Brasil.

Desde a chegada dos pioneiros ao país, os coreanos enfrentaram e superaram uma série de barreiras, sendo a principal delas o idioma, além de diferenças culturais e climáticas.

Mesmo com estas dificuldades, os coreanos conquistaram espaço em atividades econômicas importantes, como o setor de confecção. Grande parte da colônia está, hoje, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Coreanos no Brasil (ABC), Marcelo Choi, um terço das peças de moda feminina produzidas no Brasil é feita por uma confecção coreana. "A maior parte da colônia trabalha no setor têxtil. Os coreanos também atuam em áreas ligadas aos setores industriais, de eletroeletrônicos, comércio exterior e como profissionais liberais", explica Choi.

Dados do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo indicam que há 50 mil pessoas com ascendência coreana no país. Para o deputado Beto Trícoli (PV), autor da proposta da sessão solene, trata-se de uma comunidade forte e que contribui para o crescimento e fortalecimento da economia e cultura do Estado de São Paulo. "Queremos valorizar e reconhecer os esforços de toda comunidade", disse. "Grande parte dos coreanos que vieram para o Brasil estão no Estado de São Paulo, e a maioria deles mora e trabalha na capital", completa.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp