Da Tribuna


21/02/2013 20:43 | Da Redação

Compartilhar:


Obras



Rafael Silva (PDT) comentou a reunião que teve com o governador Geraldo Alckmin para tratar de assuntos de Ribeirão Preto, especialmente a melhoria do trevo viário Waldo Adalberto Silveira. "É uma obra sem projeto preparado". Silva afirmou que a Fatec na cidade também não foi construída, por divergências políticas. O parlamentar criticou ainda o fechamento de distritos policiais na cidade. "Eu não admito a falta de segurança pública". (GA)



Blindagem



Carlos Giannazi (PSOL) disse estar indignado com o que chamou de blindagem às convocações, pelas comissões, de secretários, presidentes de autarquias estaduais e reitores de universidades. "A situação é muito grave, pois a Assembleia vem perdendo o seu direito de investigar e fiscalizar o Poder Executivo", disse. O deputado criticou o presidente da FDE, José Ortiz, acusado de improbabilidade administrativa, "mas que continua no cargo, numa afronta à população". (GA)



Garupa



Jooji Hato (PMDB) lamentou a morte de policial militar, alvejado por dois homens numa moto, no Itaim Bibi. Segundo o deputado, esta morte poderia ser evitada se lei de sua autoria, que proíbe garupa, não fosse vetada. O parlamentar falou também de projeto, quando vereador, que visava a permanência de médico, enfermeira e equipamentos clínicos em danceterias com grande aglomeração de pessoas. (GA)



CPI dos Desmanches



Osvaldo Vergínio (PSD) falou da CPI dos Desmanches, que deve investigar irregularidades cometidas por empresas de seguros e oficinas de desmanche de automóveis. Segundo o parlamentar, o número de mortes em decorrência de assaltos a veículos aumenta. "Os autos roubados são conduzidos pelo infrator até um desmanche e vendidos. Devemos investigar isso e cortar o mal pela raiz". (DT)



Projetos de lei



Carlos Neder (PT) comentou o veto do governador Geraldo Alckmin a 90% dos projetos de lei aprovados pela Assembleia. Segundo o deputado, as proposituras passam por discussões nas comissões e em audiências públicas num período de três anos até serem aprovadas. (DT)



Casas noturnas



Alexandre da Farmácia (PP) falou sobre o Projeto de Lei 3/13, de sua autoria, que proíbe shows pirotécnicos ou uso de fogos de artifício, que possam trazer risco de incêndio, em qualquer ambiente público fechado no Estado de São Paulo. Segundo o deputado, o acidente em Santa Maria (RS) trouxe grande preocupação aos jovens que frequentam casas noturnas. (DT)



Aterro sanitário



Luis Carlos Gondim (PPS) criticou a construção de aterro sanitário em Mogi das Cruzes, que, segundo ele, pode prejudicar a agricultura local. Gondim aproveitou para falar sobre a desaceleração da economia e o aumento nos preços de alimentos, e fez um apelo à presidente Dilma para que invista na agricultura. (DT)



Fundação Casa



Segundo Olimpio Gomes (PDT), o governo deve investir no ambiente de trabalho dos funcionários da Fundação Casa, que passam constantemente por situações de risco, além de receberem um salário baixo. Olimpio referiu-se à rebelião na Fundação Casa Raposo Tavares, que teve 12 de seus funcionários feitos reféns e outros dois feridos. (DT)



Aniversário do PT



Carlos Neder (PT) discorreu sobre a festa dos 33 anos do PT, no dia 20/2, que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. Segundo ele, no evento foram apresentados dados expressivos, como a criação de 1 milhão de moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida. Ele ressaltou o número de prefeitos e vereadores eleitos pela coligação do PT. (JF)



Precatórios



"Pode se chamar de vergonhoso isso que é feito com o povo", comentou o deputado Edson Ferrarini (PTB), sobre a falta de pagamento de precatórios, que são dívidas do Estado com pessoas físicas. De acordo com o parlamentar, os direitos dessas pessoas estão sendo desrespeitados. (JF)



Trabalho escravo



Carlos Bezerra (PSDB) falou sobre os avanços de São Paulo no combate ao trabalho escravo. Ele lembrou que é mais comum encontrar trabalhadores nessa situação em indústrias têxteis e na construção civil. Bezerra ressaltou o trabalho da Assembleia e o reconhecimento internacional de lei, de sua autoria, que proíbe esse tipo de atividade no Estado de São Paulo. (JF)

alesp