Audiência para defender ferroviários inativos


25/02/2013 18:28 | Da assessoria do Deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


O deputado Roberto Massafera solicitou audiência com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para tratar da equiparação das aposentadorias e pensões dos ferroviários paulistas com os salários dos servidores paulistas ativos.

"Essa é uma luta justa dos ferroviários aposentados que construíram as bases do desenvolvimento paulista ao longo das ferrovias. Infelizmente hoje elas estão sucateadas, mas essas famílias merecem um tratamento digno e o direito à complementação da aposentadoria. Vamos levar essa questão ao governo", disse Massafera.

O parlamentar também solicitou ao governador a equiparação salarial dos ferroviários. Ele argumenta que o Estatuto do Ferroviário (Decreto 35.530/1959), o dissídio coletivo de 1961/62 e o acordo de 1973/74 garantem a complementação salarial dos aposentados. Somente a partir de 1981 é que surgiu uma nova regulamentação, implementada pelo contrato de trabalho que a então FEPASA (Ferrovias Paulistas S.A.) firmou com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.

A reunião com o secretário de Transportes Metropolitanos é consequência dos trabalhos iniciados em julho de 2012. A convite do vereador de Araraquara, Elias Chediek, Roberto Massafera participou de encontro na sede da União dos Ferroviários de Araraquara (UFA) com lideranças dos sindicatos ligados às regiões ferroviárias Araraquarense, Mogiana, Sorocabana e Paulista.

Com apoio das entidades, Massafera também deu início a uma campanha para o retorno do trem como opção de transporte de passageiros entre São Paulo e o interior do Estado. O parlamentar lembra que o transporte ferroviário começou a se deteriorar na década de 1960, quando o Brasil priorizou o modal rodoviário como forma de potencializar a indústria automobilística.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp