Da Tribuna


27/02/2013 19:23 | Da Redação

Compartilhar:


Planos de saúde



Antonio Salim Curiati (PP) manifestou indignação quanto ao tratamento dado pelos planos de saúde aos pacientes e citou o seu próprio exemplo ao contatar seu convênio médico, Bradesco Saúde, e não obtever resposta da empresa do qual é cliente, junto com sua esposa, há 30 anos. Segundo o parlamentar, ele fará um projeto de lei para os convênios médicos darem assistência digna aos seus contratantes. "Eu sou deputado e médico, estou indignado com o tratamento dos planos de saúde, imagina as pessoas mais humildes", disse. (GA)



BNDES



Dilador Borges (PSDB) afirmou que a classe dos produtores rurais sempre contribuiu para o desenvolvimento do Brasil e do Estado de São Paulo. Segundo o deputado, a produção rural é um setor que precisa ser valorizado pelo governo. O deputado criticou a notícia veiculada no jornal O Estado de S. Paulo a respeito do processo de recuperação judicial de uma empresa de grande porte financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "É dinheiro do povo, suor do povo". Borges ressaltou ainda que o financiamento do BNDES deveria ser para empresas de micro, pequeno e médio porte, concluiu. (GA)



Demissão em massa



Ramalho da Construção (PSDB) solidarizou-se com as manifestações da Força Sindical contra o fechamento de usinas hidrelétricas no interior de São Paulo, com a consequente demissão de 18 mil trabalhadores. Segundo o deputado, os trabalhadores que perderam seus empregos devem ser remanejados para outra ocupação. O parlamentar discorreu ainda a respeito das chuvas e enchentes que ocorrem nesta época do ano e pediu aos órgãos competentes a realização de uma campanha de prevenção. (GA)



Substâncias cancerígenas



Marcos Martins (PT) comentou sua preocupação em relação aos materiais de construção feitos com amianto, uma fibra mineral natural sedosa que possui alta resistência mecânica. Segundo o deputado, deve ser criada uma lei em todas as regiões do Brasil que proíba a venda de produtos com substâncias cancerígenas, que contaminem o solo ou que façam mal à saúde. (DT)



Transplantes em Ribeirão Preto



Welson Gasparini (PSDB) agradeceu ao governador pelas ações em favor de Ribeirão Preto e região. Citou solução dada, pela Secretaria da Saúde, para a realização de transplantes de fígado na cidade. Destacou os recursos liberados pela Secretaria de Educação para reformas e ampliações de escolas. Acrescentou que o Parque Tecnológico do município está sendo construído, e que há projeto para a construção de oito viadutos na região. (EM)



Violência nos estádios



Edson Ferrarini (PTB) teceu comentários sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil, considerando que o país não está preparado para um evento desse porte. Apontou obras que estão sendo construídas para a Copa, que ficarão subutilizadas com o fim do campeonato. Defendeu a priorização de demandas mais urgentes. Comentou a morte de adolescente durante jogo do Corinthians, na Bolívia, e citou lei que proíbe a entrada de bebida alcoólica nos estádios de São Paulo. (EM)



Conservação da Jureia-Itatins



Hamilton Pereira (PT) falou a respeito do Projeto de Lei 60/2012, que altera os limites da Estação Ecológica da Jureia-Itatins e institui Mosaico de Unidades de Conservação. Segundo Hamilton a comunidade local, por conta de questões ambientais, não poderá residir na região. "A população local tem direito de ficar em sua região, pois foi onde nasceram. Eles são os maiores conservadores daquele patrimônio ambiental e merecem nosso respeito". (DT)



Clínica especializada



Segundo Osvaldo Vergínio (PSD), Osasco vai ter uma clínica com médicos especializados para detectar o câncer e fazer tratamentos em pacientes oncológicos. Por enquanto, os moradores da cidade ainda têm de se locomover para outras regiões para fazer os procedimentos de quimioterapia e radioterapia. "Essa doença é complicada. Existe uma chance de cura e outra de morte. É importante termos uma clínica especializada, estou feliz, pois conseguimos uma grande conquista". (DT)



Aumento nos homicídios



Olimpio Gomes (PDT) citou diversas reportagens que noticiaram o aumento de homicídios no Estado. Afirmou que mortes de policiais não estão mais sendo noticiadas pela mídia. Cobrou a presença do secretário da Segurança na Casa. "Fica aqui meu lamento de desespero pela família policial e pela sociedade". (GC)



33 anos de Partido dos Trabalhadores



Luiz Claudio Marcolino (PT) parabenizou o Partido dos Trabalhadores pelos seus 33 anos, que foram completados na terceira semana de fevereiro. Afirmou que a luta do Partido assegurou a conquista de diversos direitos da população. Teceu elogios a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua trajetória sua de vida e por todos os avanços que o ex-presidente trouxe ao povo brasileiro. (GC)



Dia Estadual das Doenças Raras



Edinho Silva (PT) destacou que 28/2 é o Dia Estadual das Doenças Raras. Informou que haverá diversas atividades no Estado para informar a sociedade sobre essas enfermidades, que, de acordo com o deputado, somam mais de 6 mil patologias. Destacou a importância do enfrentamento ao preconceito, e de se chamar a atenção da sociedade e do Poder Público. (GC)



Críticas ao governo



Rafael Silva (PDT) discorreu a respeito de discurso de deputado do PSDB, nesta Casa, o qual assume como seus alguns programas do governo do Estado. "Só um cego não vê a verdade, não o cego físico, pois eu sou cego, mas sim o cego psicológico que não vê a arrogância desse deputado", afirmou. O parlamentar assegurou ainda, que irá provar à população de Ribeirão Preto que a cidade foi abandonada pelo governo do Estado de São Paulo. "Eu sei fazer o povo pensar, e quero que saibam disso", concluiu o deputado Rafael. (SC)



Santas Casas de Misericórdia



Jooji Hato (PMDB) indagou os deputados presentes na sessão planária a respeito do que ocorreria caso as santas casas de misericórdia fechassem as portas. O deputado lembrou que muitas cidades no interior têm na santa casa a única forma de auxílio à saúde e informou ainda que, sem o auxílio do governo, elas vão falir. "A cada 100 reais gastos na saúde pública, 65 reais são pagos pelo SUS, e o restante é coberto pela Santa Casa", concluiu. (SC)



Casa de saúde não será fechada



Aldo Demarchi (DEM) informou sua satisfação ao receber a notícia de que a Casa de Saúde Bezerra de Menezes, que por problemas financeiros iria fechar após 60 anos de funcionamento, receberá um programa de apoio a dependentes químicos financiado pelo governo Estadual, e que, por conta desses recursos, não encerrará suas atividades. Segundo o deputado, a Casa de Saúde localizada em Rio Claro trata exclusivamente de amparo psiquiátrico e de apoio a dependentes químicos e familiares. "Agradeço e parabenizo o governador Geraldo Alckmin e a Secretaria de Saúde pela iniciativa". (SC)

alesp